segunda-feira, 24 de abril de 2023


24 DE ABRIL DE 2023
EDUCAÇÃO BÁSICA NO RS

Um "edifício" que precisa de fundamentos

Fernando Becker, especialista em Psicologia da Educação e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), usa um exemplo cotidiano para explicar a situação:

- A matemática é como um edifício: se você não construir bem os fundamentos, não vai poder fazer o térreo. E, portanto, não vai fazer bem o primeiro, o segundo, o enésimo andar. E isso compromete todo o processo de aprendizagem, porque temos alunos concluindo o Ensino Médio que não têm noções mais elementares do que a matemática é, como funciona e qual a sua utilidade na vida prática.

Renovação

O professor defende mudanças na forma como a matemática é abordada no Ensino Básico: diz que é importante uma "pedagogia ativa", focada na resolução de problemas que conversem com a rotina de quem aprende. Apoia também a alteração na metodologia na qual apenas o professor fala em sala de aula. O olhar para a formação do docente também tem peso nos maus resultados obtidos pelos alunos gaúchos, diz o autor do livro Epistemologia do Professor de Matemática.

- Cansei de conhecer alunos que optaram pela pedagogia porque não queriam um curso que tenha matemática. Só que acontece o seguinte: são esses professores que saem da pedagogia que vão iniciar a criança na matemática. Então, temos um comprometimento na iniciação à matemática por pessoas que não têm noções elementares e, pior de tudo, não gostam da matemática - pontua.

E quando não conseguem "fugir" da matemática, é comum o abandono de cursos de exatas nos primeiros semestres. É o que indica levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em março, que avaliou dados de 17 licenciaturas no país. Em todos, o desempenho dos estudantes ficou abaixo de 50, em uma escala de zero a cem.

A área de Ciências Exatas lidera o ranking das piores notas: o curso de licenciatura em Ciência da Computação teve a média nacional mais baixa (30,6), seguido de Educação Física (35,6), Química (38,3), Física (39) e Matemática (39,3). O maior índice de evasão é da licenciatura em Física, com desistência de 59% dos estudantes.

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