quarta-feira, 13 de maio de 2015


13 de maio de 2015 | N° 18161
MOISÉS MENDES

Mujica e Caiado

Ronaldo Caiado interrogando Pepe Mujica. Imagine a cena. O líder do Democratas no Senado queria que Mujica fosse a Brasília para explicar uma declaração de Lula, que está num livro sobre a vida do uruguaio.

Lula disse a Mujica, em 2010, que conviveu com bandalheiras e chantagens no governo. Concluíram que o livro traria a confissão do mensalão. Os uruguaios estariam nos brindando com a informação de que a política no Brasil é feita de coisas imorais. Eureka.

Claro que Mujica ignorou o convite. Nem a direita leva Caiado a sério. Caiado é o reacionário rural que não deu certo como expressão nacional. Há similares paroquiais em toda parte, inclusive no Rio Grande do Sul.

Têm alguma visibilidade, mas são regionais. Caiado é um líder do Cerrado com ideais simplórias, como essa de convocar um ex-presidente para ouvir lições de moral no Congresso. Logo onde.

Deveria tentar convocações viáveis. Por exemplo, chamar o ex-senador Demóstenes Torres para depor. Demóstenes, voz forte do Democratas de Caiado, foi o grande moralista brasileiro do início do século 21.

Descobriram que era amigão do bicheiro Carlinhos Cachoeira, da máfia dos caça-níqueis. Foi cassado pelos próprios colegas. Nunca se ouviu dizer que Demóstenes quisesse ser ouvido pelo Senado, para dizer que não é corrupto e que até voltou a ser procurador em Goiás.

Assim como nunca se ouviu dizer que Caiado tenha tentado convocar os integrantes da máfia do mensalão tucano. O ex-governador Eduardo Azeredo, com medo do processo no Supremo, renunciou ao cargo de deputado, para que o caso fosse remetido à Justiça comum de Minas.

O processo sesteia numa gaveta de Belo Horizonte a caminho da prescrição. Nunca se ouviu dizer que Caiado tenha dúvidas sobre a situação de Azeredo.

A máfia do metrô de São Paulo tem 30 indiciados. Pergunte a Caiado se ele pretende ouvir alguém da quadrilha que agiu durante todos os governos estaduais do PSDB.

Caiado só quer saber da máfia petista. A gangue do PT foi flagrada, acusada, julgada pelo Supremo, condenada, encarcerada. Os protagonistas do mensalão estão triturados politicamente.


Mas outras gangues prosperam impunemente. Mujica sabe muito bem que até os bois de Caiado conhecem os praticantes de outras coisas imorais na política do Brasil. Mas boi é boi.