segunda-feira, 25 de maio de 2015


25 de maio de 2015 | N° 18173
DAVID COIMBRA

O lado selvagem

Fazia um sábado azul, amarelo e verde-claro e a brisa soprava macia e cheguei para meu filho e disse:

– Hey, man! Que tal sairmos por aí sem destino, rodando pelas estradas de New England?

Ele sorriu um sorriso de sete anos de idade.

– Boa ideia, papai! Ganhamos a rua.

Não tenho carro. Faço quase tudo que tenho de fazer a pé, ou uso trem, ou o Uber, que sei que já existe no Brasil. Quando quero um carro, como no sábado, valho-me de um sistema parecido com esse de empréstimo de bicicletas, que tem em Porto Alegre: o Zipcar. Há milhares de carros espalhados pelas ruas. Escolho um pela internet, marco por quanto tempo quero e vou até o lugar em que está estacionado, geralmente bem próximo.

Passo um cartão no para-brisa e as portas se abrem. A chave está no console. Não precisa nem pagar gasolina, porque eles deixam um cartão de crédito para isso no porta-luvas. São sempre carros ótimos e novos. Mostrei as fotos para o Bernardo escolher em qual iríamos passar o dia. Ele apontou para uma BMW.

Agora fui eu que sorri um velho sorriso.

– Grande escolha, man!

Entramos no carro. Conferi o painel, para ver se entendia como funcionava. Dei a partida. E o motor ronronou. Enquanto rodávamos devagar, liguei o rádio, sintonizei na WROR e Lou Reed começou a cantar: “Hey honey! Take a walk on the wild side!”.

O Bernardo apurou o ouvido:

– O lado selvagem, papai? Ele está falando dos bichos, como os tigres?

– Não – respondi, enquanto pegava a estrada. – Ele está falando do lado selvagem da vida. Às vezes, a gente tem de andar pelo lado selvagem da vida, entende?

– Mas não é perigoso?

– Não tem de ser perigoso. Nem para nós, nem para ninguém. Mas às vezes você tem de simplesmente fazer o que não está acostumado a fazer, entende? Pode ser algo pequeno e singelo, como ver filme na TV até de manhã, tomar champanhe na segunda-feira, preparar uma massa à bolonhesa às duas da madrugada, pegar um trem para Nova York só para ver a grande cidade, comprar um carrinho de bombeiros novo para o seu filho sem motivo algum, levar rosas para a sua mulher no fim da tarde de quinta-feira, mandar um cartão-postal para um amigo dizendo que ele é um grande cara ou sair por aí sem destino, como nós estamos fazendo agora. O lado selvagem da vida pode ser doce!

Meu filho ficou pensando. Nesse momento, rolava outra velha canção na WROR. “Please, tell me who I am”, pedia o Supertramp. Por favor, me diga quem eu sou. Combinava com o dia. Que importa quem eu sou?, pensei. O que importa é viver este sábado azul, amarelo e verde-claro e poder sair por aí com meu filho e ouvir um rock’nd’roll suave e ver esse mar imenso que vejo agora pela janela do carro e saber que está tudo bem e...

– Papai... – meu filho interrompeu o devaneio.

– O que é? – Eu vou ganhar aquele carrinho de bombeiros mesmo?


– Por que não, garoto? E lá fomos nós, pelo lado mais ou menos selvagem da vida.