sábado, 30 de maio de 2015


30 de maio de 2015 | N° 18178 PALAVRA DE MÉDICO
J.J. CAMARGO

Nunca estamos prontos para perder

Não há um jeito padronizado de dizer o que ninguém quer ouvir

A reação das pessoas ao sofrimento tem sido um inesgotável manancial de pesquisa sobre o comportamento das vítimas, e os seus extremos de tolerância e abnegação. Um pastor adventista, trabalhando no Memorial General Hospital, um grande centro de oncologia de Nova York, entrevistou 196 famílias que tinham perdido parentes vitimados de câncer num período de 18 meses.

Uma das perguntas repetidas a cada entrevistado buscava descobrir qual tinha sido o momento mais inesquecivelmente sofrido daquela experiência dolorosa. Um dado surpreendeu: quase 60% referiu que a falta de sensibilidade na comunicação da morte havia suplantado a dor da própria perda. Deprimente que, tendo aprendido tantas maneiras eficazes de prolongar a vida, não nos tenham ensinado como ser solidários na hora da morte.

Um dia desses, retomei essa discussão ao tentar socorrer um residente que, tendo constatado um óbito na terapia intensiva, confessou sentir-se incapaz de conversar com a família que aguardava por notícias na sala de espera. Nem a previsibilidade do desfecho, repetidamente passada aos familiares que acompanhavam a gravidade do caso, serviu para amenizar a ansiedade da inexperiência.

Como, de certa forma, tratamos nossa autoestima auxiliando pessoas que contam com nosso desempenho, assumir que perdemos será sempre desagradável e deprimente. Duas verdades transpareceram desse episódio: 1) ninguém gosta de dar notícia ruim; 2) as nossas escolas médicas, com raras exceções, ainda não incluíram no currículo a disciplina de cuidados paliativos que tem a missão de ensinar como se transita nesse delicado campo das relações humanas, onde se exige uma combinação de delicadeza e solidariedade para encarar uma realidade irretocavelmente cruel e dolorosa.

Precisando socorrer nosso jovem residente, fiquei buscando palavras e concluí que não há um jeito padronizado de dizer o que ninguém quer ouvir. E que a morte, qualquer que seja a circunstância, é a capitulação definitiva do nosso intento de preservar a vida, porque, afinal, é esse esforço que nos estimula e impulsiona, e, às vezes – e queríamos tanto que fossem mais frequentes –, orgulha-nos.


Por isso, não acredite na frieza dos médicos, mesmo que alguns aparentem rigidez absoluta. Todos nós perdemos pedaços mais ou menos dolorosos com essas mortes miseráveis que insistem em atazanar nossa atividade e a reiterar a nossa frágil condição de humanos. Muitas vezes, a indiferença é apenas uma máscara precária para despistar o quanto sofremos.