segunda-feira, 25 de maio de 2015


25 de maio de 2015 | N° 18173
L. F. VERISSIMO

A coruja atrasada

Hereges, sodomitas e usurários eram as vítimas preferidas da Inquisição pelo que pensavam e faziam (e judeus só por serem judeus) e muitos acabaram na fogueira, para aprender. Hoje, hereges escrevem best-sellers sobre a inexistência de Deus, a opção sexual de cada um só diz respeito a cada um e a usura legalizada, agora chamada de capital financeiro, domina o mundo.

O que prova que a História é uma velha senhora irônica que só precisa de tempo para virar tudo ao avesso – e tempo é o que não lhe falta. Ateus se arriscam a serem xingados por crentes, mas não mais a serem queimados vivos, a união de homossexuais ainda é resistida mas tem até a bênção implícita do Papa, e a usura se recuperou tão completamente do tempo em que era pecado, que hoje provoca e se redime das suas próprias crises, sem culpa e sem sinal de contrição.

A História poderia defender sua inconstância, ou seu senso de humor, invocando a coruja de Minerva, aquela que Hegel usou como metáfora para a incapacidade dos filósofos de compreenderem seu próprio tempo. Segundo Hegel, a coruja de Minerva, deusa romana da sabedoria, só voava ao anoitecer, quando não há mais luz para enxergar nada, muito menos a verdade do momento.

Vivemos para a frente, mas entendemos para trás, e a filosofia sempre chega atrasada. Foi, acho eu, na sua crítica a essa resignação de Hegel que Marx disse que os filósofos não deveriam se contentar em apenas entender o mundo, mas tentar mudá-lo. Não sei se Marx chegou a encampar a parábola de Hegel, mas ele diria que a coruja precisa voar mais cedo para ver com mais clareza. Outra forma de dizer que filosofia e política precisavam se aproximar na busca da luz.


Como a coruja atrasada do Hegel, que só filosofava sobre uma época quando a época já estava no ocaso, a História pode ser perdoada pelas suas incongruências. A Santa Inquisição se assentava sobre um bloco de certezas que pareciam eternas, com um poder que duraria séculos. Hereges, sodomitas, usurários e judeus não eram apenas aberrações aos olhos do Senhor, sua existência ameaçava a ordem natural de todas as coisas. Que culpa tem a História de a eternidade durar tão pouco, e a ordem natural de todas as coisas ser sazonal?