quarta-feira, 27 de maio de 2015


27 de maio de 2015 | N° 18175
EDITORIAL

IMIGRAÇÃO ORGANIZADA É MAIS HUMANITÁRIA

Um país formado por imigrantes não pode negar receptividade humanitária para estrangeiros que buscam sobrevivência e vida digna em seu território, mas para garantir uma acolhida eficaz é preciso de um mínimo de organização.

A chegada crescente de haitianos e africanos exige uma política de imigração clara e transparente, além de mobilização efetiva das autoridades para que a legislação seja cumprida e para que os migrantes tenham oportunidades efetivas e não venham apenas engrossar o cinturão de miséria que cerca as grandes cidades brasileiras.

Trata-se de um tema complexo, que não pode ser encarado com simplificações. Em primeiro lugar, é urgente acionar os mecanismos diplomáticos internacionais e os organismos policiais para controlar o tráfico humano e a clandestinidade. Para tanto, o ingresso de estrangeiros nas fronteiras brasileiras precisa ser efetivamente fiscalizado – evidentemente, sob a ótica de respeito aos direitos humanos, mas também de combate ao crime.


Outras preocupações devem ser evitar que os estrangeiros sejam jogados de um lado para o outro e também fiscalizar as relações trabalhistas para que não sejam explorados por empregadores inescrupulosos. Se as autoridades e lideranças da sociedade não agirem logo, com organização e não com improvisos, poderá crescer o já latente sentimento de rejeição e xenofobia que começa a aflorar nas redes sociais, num momento em que muitos brasileiros também se preocupam com o desemprego e com a deterioração das condições de vida no país.