sexta-feira, 15 de maio de 2015

Jaime Cimenti

Deus, Richard Dawkins, Big Bang e etc

O polêmico biólogo pop inglês Richard Dawkins está chegando aí para a abertura do Fronteiras do Pensamento e animar a festa. Aliás, nem chegou e já está animando. Entrevistas e entreveros já começaram. A coisa promete. Beleza. Vamos lá. Ateus, crentes, ateus graças a Deus, agnósticos, cientistas religiosos, religiosos cientistas e assemelhados estão a postos para altas indagações e expressões sobre Deus, criação do mundo, big bang, criacionismo, Teoria da Evolução de Charles Darwin, ensino disso tudo nas escolas e outras questõezinhas que há milênios ocupam nossos corações e mentes.

Igual a milhões de viventes, depois que completei 40 anos - e faz bastante tempo -, passei a pensar mais em Deus, morte, finitude, filosofia, vida, ciência, religião, sexo, amor, a ouvir Bach e Ernesto Nazareth, ler Machado de Assis e Fernando Pessoa, a Bíblia e outros livros de outras formas e, enfim, aproveitar e entender do melhor jeito a outra metade do copo, os outros 40 anos.

Os livros do Dawkins, as entrevistas e o projeto da deputada Liziane Bayer sobre criacionismo em sala de aula e esse clima todo rendem. Domingo passado, por exemplo, Dia das Mães, com meu amigo, o grande médico Luiz Antônio Nasi, filho da professora Jurema e irmão do Mário, tive uma conversa muito boa.

Disse para ele que, para mim, Deus é uma grande energia superior, misteriosa, positiva, que deve estar oferecendo sentido a este mundo tantas vezes meio quadro surrealista e meio teorema matemático, que temos e vivemos. Agnóstico? Agnóstico tipo positivo. Pois é, boto fé na ciência e acredito na fé. Acredito em perguntas e respostas. Em provas e em mistérios.

Acho que devemos seguir perguntando. Saber tudo seria muito chato e mortal. Filosofar é perguntar. Nunca vamos saber tudo. Sonhos, imaginação. Einstein cantou a pedra: a imaginação é mais importante que o conhecimento. Eu não estava lá na época do big bang ou da criação divina, nem tenho lembrança disso de memórias de outras vidas. O Papa Francisco, se não me engano, disse esses dias que Deus pode ter criado o big bang. Se non è vero, è ben trovato...como dizem os gringos. Vai saber.

Um dia milha filha, com 9 anos, me perguntou quem tinha criado Deus. Dentro de minhas limitações respondi: filha, uns dizem que é invenção da cabeça da gente; outros que ele sempre existiu, que ele mesmo se criou; outros, querida, dizem que ele não existe; outros nem pensam no assunto. Tens só nove anos, és uma criança. Quando fores adulta, procurarás tua resposta. Por enquanto, é isso, vai brincar.

Acho que o melhor da presença física de Richard Dawkins em Porto Alegre, independentemente de suas opiniões e teses, muitas polêmicas, é a oportunidade de estar com um professor que gosta de alunos e ouvintes que não sejam passivos, desses que ficam tomando notas e não questionam. Tive a felicidade de ter alguns professores desses. Foram os melhores.

Bem-vindo à terra da polêmica, professor Dawkins. O senhor é maragato ou chimango? Colorado ou gremista?

A propósito


Ainda sobre a conversa no domingo com meu amigo Luiz Antônio Nasi, sobre a existência de Deus, sobre a vida e tudo mais, e sobre meu agnosticismo positivo, falei que, quando estou com minha família e amigos, quando ouço um choro de Pixinguinha, uma canção de Tom Jobim, um composição de Bach, quando contemplo o pôr-do-sol do Guaíba e os jogos do Beira Rio ou quando assisto, com todo o respeito, o desfile das gaúchas na rua Padre Chagas, aí, por muitos momentos, a presença de Deus deixa de ser apenas uma energia misteriosa, superior e positiva e quase dá para pegar com a mão. 
Jaime Cimenti