segunda-feira, 14 de outubro de 2024


14 de Outubro de 2024
INFORME ESPECIAL Rodrigo Lopes

Israel erra ao atacar a ONU

Israel tem o direito à autodefesa após ter sofrido o maior atentado de sua história, em outubro de 2023. Tanto o Hamas quanto o Hezbollah, dois grupos terroristas, usam as populações de Gaza e do sul do Líbano, respectivamente, como escudos humanos, o que não justifica excessos nem dá direito a Israel de atacar as Nações Unidas, desrespeitar o direito internacional e infringir a inviolabilidade dos capacetes azuis.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu erra o cálculo ao se arvorar o condão de redesenhar as fronteiras do Oriente Médio e buscar estabelecer uma nova ordem regional. Seu governo não apenas rasga as garantias de convivência entre as nações como desqualifica o único caminho viável no dia seguinte da guerra, para o qual não há plano até agora.

A ONU falha em não garantir a paz global, é atropelada pela realpolitk, tornou-se um condomínio em que regras são facultativas para alguns, no qual António Guterrez é um síndico desprezado. Mas, quando e se um dia os canhões silenciarem no Oriente Médio, se não forem as Nações Unidas a assumir o papel de interlocutora para uma paz duradoura, veremos, rapidamente, o ressurgimento dos grupos terroristas. Não espere essa função da Autoridade Nacional Palestina ou da Liga Árabe, vozes moderadas, mas não atores independentes.

Ao violar a Unifil, a quem se socorreu em 2006, Israel caminha na direção de tantos exércitos libertadores que se transformaram em ocupantes. Em 2003, George W. Bush ordenou a invasão do Iraque como extensão da guerra iniciada após os atentados de 11 de setembro de 2001. Do Afeganistão, que abrigava Osama bin Laden, ampliou o conflito ao Iraque, à época uma ditadura sanguinária, mas que não tinha nada a ver com os aviões jogados contra os EUA.

O mundo é melhor sem Saddam Hussein, assim como seria melhor sem os aiatolás do Irã ou os terroristas do Hezbollah e do Hamas. Mas a guerra de Netanyahu, assim como a de Bush, pode se tornar um pântano. Por maior que seja a capacidade militar da única potência nuclear do Oriente Médio, sem apoio internacional Israel fica menor - e mais vulnerável. _

Os bastidores do poder gaúcho

A próxima visita especial de final de semana ao Palácio Piratini será nos próximos sábado e domingo. Na ocasião, os visitantes poderão conhecer as alas governamental e residencial da sede do governo do Estado. O agendamento prévio será aberto a partir de hoje, ao meio-dia, no site do Piratini (palaciopiratini.rs.gov.br). No sábado, a atividade será realizada em três momentos: às 9h, 10h e 11h. No domingo, o passeio ocorrerá às 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. Em todos os horários, haverá mediação de servidores do Palácio, que contam a história da edificação e contextualizam obras do acervo e detalhes arquitetônicos. Serão disponibilizadas 35 vagas para cada grupo. O roteiro é oferecido um final de semana por mês a quem não pode visitar o palácio em dias úteis. A entrada é gratuita. _

Antissemitismo no Brasil

A Stop Hate Brasil, organização dedicada a promover a prevenção contra a radicalização online, identificou 16 mil publicações de cunho antissemita na rede social X em oito meses, desde os atentados terroristas de 7 de outubro de 2023 em Israel.

- Estudos indicam que o antissemitismo é a porta de entrada para a radicalização das pessoas. Preocupados com o risco, iniciamos a pesquisa - explica a coordenadora do estudo, Michele Prado.

Foram buscadas expressões como apologia ao nazismo, a Hitler, a terrorismo e antissemitismo, entre outras. _

Diferenciação necessária

Michele Prado, coordenadora da pesquisa, ressalta que, durante o estudo, foram verificadas quais publicações realmente se tratavam de antissemitismo e quais eram críticas consideradas legítimas ao governo de Israel. Após arquivado, o material está sendo encaminhado à Polícia Federal. 

O perfume do 4º Distrito

Está perto de o 4º Distrito, uma das regiões mais atingidas pela enchente em Porto Alegre, ter um perfume para chamar de seu. Na próxima quarta-feira, a partir das 18h, no Fuga Bar, a associação dos empresários da região escolherá, entre três opções, a fragrância exclusiva que irá marcar esse momento de superação da área. _

Diálogos sustentáveis

Gestão sustentável das empresas e impactos positivos nos negócios serão o tema de debate organizado pelo Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades) em 31 de outubro. O presidente da entidade, Marcino Fernandes Rodrigues Jr., receberá a diretora de Negócios Sustentáveis do banco Santander, Esther Unzueta Dominguez, e o diretor-geral da CMPC Brasil, Antonio Lacerda, a partir das 8h30min na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Inscrições pelo email dialogosilades@gmail.com. 

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário