quinta-feira, 24 de outubro de 2024


24 de Outubro de 2024
INFORME ESPECIAL - Rodrigo Lopes

Quem orienta o serviço de roçada na Capital?

A limpeza do meio-fio na Avenida Ipiranga, próximo à esquina com a Silva Só, tem provocado congestionamentos além do normal, em horários de pico, em Porto Alegre.

A coluna registrou funcionários da Cootravipa, a serviço do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com cones, deixando o trânsito em meia-pista, às 9h30min da última segunda-feira. O serviço irritou motoristas que passavam pelo local. Além de obrigar que os carros mudassem de pista, provocando engarrafamentos, a sinalização, colocada pelos trabalhadores, estava muito próxima do local de roçada, o que gerava risco à segurança dos mesmos.

A coluna procurou o DMLU sobre o horário do trabalho. Conforme a pasta, a ação estava reagendada.

"Devido ao bloqueio no cruzamento com a Rua Ramiro Barcelos para as obras de recuperação da ponte sobre o Arroio Dilúvio, o trabalho, que estava previsto para a semana passada foi reagendado, a fim de amenizar o impacto no trânsito durante os primeiros dias da medida". O órgão também explicou que o trabalho foi retomado após reclamações com relação à vegetação alta.

Questionado se o serviço não poderia ser feito em turnos com menor movimento, o DMLU afirmou:

"As atividades de limpeza urbana, como varrição e corte de grama, ocorrem conforme o cronograma estabelecido pela área técnica, mas com a determinação de causar o menor impacto possível no trânsito. Por questões de visibilidade e segurança dos garis, a contratada necessita atuar nas vias em horário comercial. Algumas avenidas são limpas diariamente. Outras, em dias alternados. Já a roçada é realizada mensalmente."

O que diz a EPTC

A coluna também questionou a EPTC sobre a interrupção parcial da pista. A resposta:

"É permitido durante o trabalho que a Cootravipa faça bloqueios momentâneos dentro de um perímetro que garanta a seguridade dos trabalhadores e permita a realização do trabalho. Esses bloqueios são pontuais e em geral de meia-pista".

O órgão esclarece que o trabalho não pode ser executado à noite, por questões de segurança. _

Gaúcha representará Brasil em congresso internacional

A repórter fotográfica de Zero Hora Camila Hermes será a representante do Brasil no congresso internacional da Global Psychology Alliance (GPA). Ela foi premiada no concurso da entidade e irá apresentar suas fotos em uma exposição em março de 2025 em Kingston, na Jamaica.

A GPA é uma organização que reúne mais de 70 líderes de organizações de psicologia de todo o mundo. O concurso contou com o tema "Mulheres latino-americanas e mudança climática" e a premiação foi dividida em duas categorias: individual e ensaio. Camila ficou em primeiro lugar nesta última. Para isso, teve de selecionar 10 fotos. A escolha foi por registros da enchente de maio no Estado.

- É uma grande honra, pois mostra para o mundo o que o RS viveu. E é muito importante continuar contando o que passamos por aqui - diz Camila. _

PT está pedindo doações para Cuba

A esquerda pode voltar ao poder no Uruguai?

No mesmo dia em que ocorre o segundo turno das eleições municipais no Brasil, no domingo, os eleitores do Uruguai vão às urnas para decidir o próximo presidente, senadores e deputados.

A atual disputa está entre o candidato do partido de esquerda Frente Ampla e pupilo de Pepe Mujica, Yamandú Orsi, e Álvaro Delgado, do Partido Nacional, e que é ex-secretário do atual presidente, Luis Alberto Lacalle Pou.

Agências de pesquisa dão vitória ao candidato da Frente Ampla. O instituto Opción, por exemplo, projeta Orsi com 42% e Delgado com 24% dos votos.

O que chama atenção é que esse seria o retorno da esquerda ao poder, após perder em 2020 para Lacalle Pou, membro de uma coalizão de centro-direita. Antes disso, a Frente Ampla esteve no poder por 15 anos, com Tabaré Vázquez, por duas vezes distintas, e Pepe Mujica.

No Uruguai, o mandato do presidente é de cinco anos, ou seja, o próximo eleito assume de 2025 até 2030, e não há reeleição.

Se nenhuma chapa obtiver mais de 50% dos votos, haverá um segundo turno em 24 de novembro. 

Os candidatos

Álvaro Delgado foi secretário da presidência de Lacalle Pou e é visto como "figura-chave no Poder Executivo". Em 2015, tornou-se senador e em 2019 foi reeleito, quando foi convidado a ser secretário. Sua parceria de chapa é Valeria Ripoll. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário