27
de abril de 2015 | N° 18145
CÍNTIA
MOSCOVICH
CARPINEJAR DE VOLTA À
CASA
Boas
notícias para a cena literária: depois de oito anos sem publicar poesia,
Fabrício Carpinejar volta ao gênero com Todas as Mulheres, lançamento prometido
para o segundo semestre deste ano pela Bertrand Brasil.
Interrompendo
um intervalo que se iniciou em 2007, com Meu filho, Minha Filha, período no
qual se dedicou à crônica e a deslanchar uma carreira que envolve jornais,
revistas, duas emissoras de televisão, rádio e Internet, o autor volta aos
versos com vigor e sobriedade. Carpinejar apresenta um livro que se desenvolve
num poema único, apenas com arejadas pausas entre estrofes, espaços em branco
que propiciam tempo para a reflexão sobre o que se está lendo.
Como
vem fazendo desde sua estreia com As Solas do Sol, de 1998, o novo livro segue
um enredo proposto por um sujeito lírico-narrador. No caso de Todas as
Mulheres, o protagonista é um poeta morto, espécie de Brás Cubas dos versos,
que assiste a seu próprio velório e tenta localizar, entre as ex-mulheres que
pranteiam sobre o caixão, aquela que, por amor, é sua verdadeira viúva. O
resultado dessa trama é um nunca menos que impressionante inventário
sentimental, um rol de paixões do qual o poeta extrai crus e dolorosos achados
acerca dos relacionamentos amorosos e familiares.
Escrevendo
com destemor lírico – há quem diga que Fabricio é na literatura o que é na vida
–, confessando paixões incendiárias e deixando escapar de cada verso um
erotismo tão delicado, o poeta consegue vencer a maior batalha de todas, que é
a de arrancar transcendência daquilo que é banal e singelo. Essa simplicidade,
que de simples não tem nada e que é feita do essencial arrancado ao excesso,
talvez seja a grande marca do retorno de Carpinejar à casa da poesia.
Contrastando
com o jorro das paixões e das lembranças, ali está o termo adequado, a metáfora
no lugar preciso, a exatidão do vocabulário. Tudo no texto parece construído
com uma naturalidade que chega a desconcertar, como se amor e desilusão
pudessem ser contadas numas poucas palavras. Carpinejar pode ter demorado muito
tempo para retornar a seu gênero de origem. Mas afianço: que retorno.