sábado, 13 de maio de 2023


13 DE MAIO DE 2023
MÚSICA

DIA DAS MÃES COM TRILHA DO REI

Roberto Carlos promete homenagem a elas (e elas a ele) no domingo, em show no Auditório Araújo Vianna

WILLIAM MANSQUE

Uma multidão de Ladys Laura deve ocupar o Auditório Araújo Vianna neste domingo. Em pleno Dia das Mães, Roberto Carlos sobe ao palco da casa a partir das 20h. Na plateia, muitas fãs estarão celebrando a data em dobro.

É o caso de Marta Peicher Gunther, 57 anos, que verá o seu primeiro show do Rei. Mãe de Chrystian, 33, e Khetlyn, ela nasceu em Taió (SC), mas vive há 28 anos em Boa Vista do Buricá, Noroeste do Estado. Acompanhada de seu marido, Sigmar, ela viajará cerca de 500 km até Porto Alegre. A fã destaca que nunca teve condições de assistir ao cantor, e ele tampouco esteve próximo de onde vive.

Marta estará cumprindo uma promessa a si mesma, feita em 2015. Naquele ano, Roberto se apresentou no estádio Beira- Rio. Chateada por não ter ido, ela decidiu que veria o Rei ao vivo a qualquer custo.

- Nem que tivesse que lavar chão por aí, eu ia conseguir - relata Marta. - Quando veio o anúncio deste show, liguei para o meu filho e pedi: "Filho, faz um favor: entra no site e compra o ingresso para a mãe e o pai, nem que precise financiar". E ele conseguiu.

A fã destaca que os filhos estão felizes por verem a mãe realizar um sonho. Aliás, os dois aprenderam com ela a ter um apreço por Roberto. Um dos motivos para isso era o programa especial de fim de ano do cantor, que costumava ser uma tradição de família.

- Não havia evento nenhum que me tirasse da frente da televisão! Se tivesse alguma janta ou outra coisa, eu declinava, pois era dia de Roberto Carlos. Era sagrado. Meus filhos viam e acabavam gostando - lembra.

Fã de Roberto desde os 12 anos, Marta não esconde a ansiedade de uma vida para o show deste domingo. Para ela, é a oportunidade de finalmente presenciar tudo aquilo a que sempre assistiu na TV.

- O grande sonho seria chegar perto dele e ganhar uma rosa. Mas é uma coisa quase impossível. Então, tenho a expectativa de ouvir boas músicas, como ele tem, que transmitem paz, ternura e amor - diz Marta.

Se a mãe de Boa Vista do Buricá estará vendo Roberto pela primeira vez, por outro lado, Fatima Mascitti já perdeu as contas de quantas vezes foi em um show do Rei. Moradora de Canoas, ela tem 62 anos e bate ponto nas apresentações do cantor na capital gaúcha desde os 18. Sua última vez, no entanto, foi em São Paulo, em 2019. A fã viajou sozinha para matar a saudade de Roberto.

Fatima é mãe de três filhas: Dayane, 39; Michelle, 33; e Camille, 25. Ela conta que o trio sempre lhe deu força em relação a Roberto. Inclusive, a fã nunca esqueceu de um aniversário em que Dayane mandou um carro de som que tocou Como É Grande o meu Amor por Você. Suas filhas costumam ajudá-la também a escolher seus looks para os shows - neste domingo, ela adianta que estará de vestido e unhas azuis, cor favorita do cantor.

No Araújo Vianna, Fatima espera entregar um presente para Roberto que ela tentou dar em São Paulo. Trata-se de uma placa prateada com os dizeres "Hoje venho fazer essa singela homenagem de quem lhe admira muito pelas suas composições e canções. Obrigada, querido".

Fã de Roberto desde os cinco anos, Fatima crê que será emocionante rever seu ídolo neste domingo.

- A minha esperança é pegar a flor. Quem sabe tirar foto com ele e entregar o presente. - anseia. - Ele é o Rei. As composições trazem várias reflexões, é muito romântico, fala da fé também, da natureza etc.

Saudade

Presente no repertório dos shows recentes de Roberto, a canção Lady Laura deve acalentar as mães presentes no Araújo neste domingo. Integrando o disco autointitulado do cantor lançado em 1978, a música homenageia a mãe do artista, Laura Braga.

Abordando um filho que relembra momentos de infância e relata saudade da progenitora, a música se tornou um clássico nas apresentações do Rei. Ao longo de sua vida, Roberto sempre foi muito apegado à sua mãe.

No entanto, no último especial de fim de ano, que foi ao ar pela TV Globo em dezembro de 2022, ele revelou que não canta mais Lady Laura com a mesma alegria que a compôs com Erasmo Carlos. Pelo contrário. A mãe de Roberto morreu aos 96 anos, em 2010, então a música ganhou outras nuances para o cantor desde então.

- Canto essa canção sem alegria alguma. Mas o amor é cada vez maior por minha mãe, Lady Laura - admitiu na apresentação.

Além desse hino de amor maternal, as mães presentes no Araújo poderão ver o Rei cantar clássicos como Emoções, O Calhambeque, Outra Vez, Evidências (famosa nas vozes de Chitãozinho & Xororó), entre outros sucessos que têm entrado no repertório, e fechar o show com Jesus Cristo. Um show para alegrar qualquer Lady Laura.

ROBERTO CARLOS

Domingo, às 20h, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre. Ingressos a partir de R$ 890 (solidário, mediante doação de 1 kg de alimento não perecível). Ponto de venda com taxa: site eventim.com.br. Ponto de venda sem taxa: Loja Planeta Surf do Shopping Praia de Belas (sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 15h às 20h). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário