sábado, 27 de maio de 2023


27 DE MAIO DE 2023
INFORME ESPECIAL

Se eu puder te dar um conselho

Há pais e filhos com relações rompidas. Há aqueles que não se veem há tempos e, quando finalmente se reencontram, brigam de novo e partem para mais 10 anos sem dar notícias. Há os que não conseguem superar a teimosia mútua, os conflitos geracionais e as visões de mundo incompatíveis, incapazes de fazer concessões, de dar o primeiro passo ou de estender a mão.

Há quem tenha duas mães ou dois pais. Há quem não tenha mais pai nem mãe. E há quem nunca os tenha tido.

Muitos perderam as figuras de referência para sempre e hoje se arrependem do que fizeram ou deixaram de fazer. Pais e filhos motivaram livros e músicas, sessões de terapia, teses de doutorado, artigos de jornal, poesias e posts no TikTok. Não é por menos.

A relação parental é feita de fases. Algo acontece quando os filhos atingem a maturidade e viram, eles próprios, adultos como seus pais. Aí tudo faz sentido. De certa forma, nos tornamos iguais, com alguns anos de diferença, que já não fazem mais tanta diferença assim.

Acabo de voltar de uma longa viagem com meus pais. Decidi levá-los comigo para, juntos, vivermos uma nova experiência em um país diferente. Tenho 43 anos. Minha mãe tem 69 e meu pai, 70 (fotos).

Dividimos o vinho e as descobertas com a cumplicidade de velhos amigos. Brigamos e fizemos as pazes, rimos de nós mesmos, registramos selfies memoráveis, nos emocionamos ouvindo uma banda qualquer tocando Stand By Me nas ruas de Lisboa. "Fique do meu lado", diz a canção eternizada na voz John Lennon.

Tive o privilégio - e meu amigo Fabrício Carpinejar vai gostar de saber disso - de comemorar dois dias das mães com quem me trouxe ao mundo. Em Portugal, a data é celebrada no primeiro domingo de maio. No Brasil, é no segundo. Na dúvida, festejamos as duas. Sorte ter a mãe por perto.

Se eu puder te dar um conselho, não hesite nem por um minuto: caso ainda seja possível, caso eles estejam aí ao lado ou mesmo a quilômetros de distância, convide seus pais para uma viagem em família. Não precisa ir longe. Não precisa de hotel de luxo. Se eu puder te dar um conselho, não deixe para depois.

Isso para mim é uma falsa cosmética, porque esqueceram de uma "pequena coisa" no projeto: dos barcos.

AMYR KLINK

Navegador e escritor, fazendo reparos às obras de revitalização da orla do Guaíba, em Porto Alegre.

O mundo vai olhar para o arcabouço legal e ver que a estrutura do governo não é a que ganhou as eleições, é a do governo que perdeu.

MARINA SILVA

Ministra do Meio Ambiente, criticando a retirada de atribuições de sua pasta pelo Congresso.

A questão foi a forma que uma publicidade de medicamentos foi feita, induzindo a população a consumi-los em um momento difícil para o país e sem as advertências necessárias.

SUZETE BRAGAGNOLO

Procuradora do Núcleo de Seguridade Social, Previdência Social e Assistência Social do Ministério Público Federal, uma das responsáveis por ajuizar a ação que condenou defensores do chamado tratamento precoce contra a covid-19.

Todos têm que entender que o Congresso brasileiro conquistou maior protagonismo.

ARTHUR LIRA

Presidente da Câmara, dando recado do governo Lula sobre nova correlação de forças, após votação do marco fiscal.

Tem dias que a gente acorda com notícias parecendo que o mundo acabou. Eu fui ler as notícias hoje, na verdade, tudo parecia normal.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Presidente da República, minimizando revés do governo no Congresso relacionado a pautas ambientais e de funções de ministérios.

Não foi a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira. O racismo é normal na La Liga.

VINICIUS JR

Jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, após ser alvo de ataques racistas de torcedores do Valência.

Pelos números que vêm sendo apresentados, é muito possível termos preços abaixo de R$ 60 mil.

MÁRCIO LIMA LEITE

Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), sobre política do governo federal para ter automóveis populares mais baratos.

arte - Cena de Família

Escolhi para esta edição uma obra de 1891, do pintor paulista Almeida Júnior - que seria conhecido como um dos grandes nomes da pintura brasileira no século 19. Na tela Cena de Família (ao lado), da Pinacoteca de São Paulo, o artista retratou o núcleo familiar de um engenheiro chamado Adolfo Augusto Pinto em uma cena cotidiana, ao lado da mulher e dos cinco filhos, em uma elegante sala de estar. Almeida Júnior caiu nas graças da burguesia paulista depois de uma temporada de estudos na Europa, custeada por dom Pedro II.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário