quarta-feira, 14 de setembro de 2016


14 de setembro de 2016 | N° 18634 
DAVID COIMBRA

Vinte amigos em um ônibus

Tem uma coisa que quero fazer. Baseio-me, na verdade, em algo que já fiz. É que, muito tempo atrás, fui escalado para cobrir uma missão empresarial de Santa Catarina em viagem pela Itália. Naquela época, não havia celular nem laptop. O jeito foi carregar a tiracolo meia resma de papel e minha Olivetti Lettera 35, de metal, não de plástico, pesando o que me parecia uns 150 quilos.

Eram mais de 20 empresários pequenos, médios e grandes, e eu o único jornalista. Na saída, percebi que eles estavam meio desconfiados com minha presença, mas logo os fiz ver que não estava lá para desenterrar denúncias – a pauta era positiva. Quando chegamos à Europa, já éramos amigos de infância.

Foram semanas rodando em um ônibus pelo norte da Itália. Passamos por Milão, Veneza, Florença, Pádua, Verona e várias outras cidades. Houve trabalho, claro, mas a necessidade de cumprir agenda tornava a viagem ainda mais divertida, porque as personalidades e as idiossincrasias se revelam, realmente, quando há tarefas a cumprir.

Queria fazer algo parecido com aquela viagem. Queria alugar um ônibus e colocar dentro 20 amigos. Durante duas ou três semanas, nós rodaríamos pelo Brasil, tendo compromissos marcados em cada parada. Mas, em vez de compromissos comerciais, teríamos obrigações gastronômicas. Obrigação mesmo, todos teriam de fazer. Estabeleci até um roteiro preliminar:

1. Saindo de Porto Alegre de manhã cedo, a primeira parada seria no Hotel Becker, em Araranguá, para o bife a cavalo. Há poucos bifes a cavalo iguais no Brasil, o que significa que há poucos bifes a cavalo iguais no planeta Terra.

2. O jantar seria no Antônio’s, em Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. O prato, claro, é camarão na abóbora. O camarão na abóbora do Antônio’s você come com lágrimas nos olhos e suspiro no peito.

Ficaríamos na ilha por mais dois dias, porque teríamos de passar uma tarde inteira no Beira D’Água, em Sambaqui, traçando ostras frescas. Essas ostras eles criam ali no bar mesmo, que se equilibra sobre as ondas do mar. O garçom puxa as ostras por uma corda, diretamente da água. Elas vêm vivinhas dentro de um cesto. Se você tiver muita sorte, poderá encontrar uma pérola em uma delas. Se não tiver tanta sorte assim, poderá temperá-las com limão. Você verá a ostra se encolher toda ao contato com o sumo do limão e, depois, a levará aos dentes e a sorverá de uma vez só. Ela descerá gritando pela sua garganta. Aquele grito baixinho de ostra, evidentemente.

3. Rodando Brasil acima, chegaríamos a Curitiba. Não sei o que tem de bom para comer em Curitiba. Se não tivesse nada de especial, tomaríamos café com o Sergio Moro. Ele deve ter fofocas interessantes para contar.

4. Mais um dia e estaríamos em São Paulo. Há muitos restaurantes ótimos em São Paulo, mas nós começaríamos fazendo o desjejum em uma daquelas padarias dos Jardins. A torrada americana das padarias de São Paulo é imbatível. Nos Estados Unidos, não existe torrada americana como a de São Paulo.

Uma vez, o meu amigo Alexandre Barreto, que é meio que um paulista adotivo, disse que lá funcionam 6 mil pizzarias e que mais de 40 milhões de pizzas são consumidas por mês na cidade. Se você empilhar as pizzas comidas pelos paulistas em 30 dias, ultrapassará o Empire State e poderá fazer o trocadilho com a Torre de Pizza. Ou seja: precisamos ir a uma pizzaria paulistana. No Brás, de preferência.

Sei que poderíamos ficar um mês nos repimpando em São Paulo, mas os chopes do Rio nos esperam. Teremos de seguir em frente. Além disso, o espaço da coluna acabou. Vou continuar fazendo o meu roteiro. Aguardo colaborações.