quarta-feira, 14 de setembro de 2016



14 de setembro de 2016 | N° 18634ARTIGO | 
LUCIA RITZEL*

ALÉM DO LUGAR-COMUM NA EDUCAÇÃO


Este é o momento do calendário eleitoral em que ouvimos como a educação é importante para o desenvolvimento da nação, como a educação muda as pessoas e, por consequência, o mundo, como é importante uma educação de qualidade como medida preventiva à violência e que, portanto, é importante investir em educação. Tudo isso é verdade. 

O problema é que, na preocupante maioria das vezes, não passam de frases bonitas, consensuais, e com pouca ou nenhuma consequência prática. Respostas objetivas sobre como sair do lugar-comum e oferecer uma educação de qualidade e acessível a todos ainda não entrou pra valer no debate entre os candidatos.  

Um fator que contribui para a invisibilidade do tema neste momento é o fato de vivermos, aqui no Estado, uma urgência maior, relacionada à crise na segurança. A educação, conforme pesquisas, é a terceira prioridade dos eleitores em todo o país, atrás da saúde e da segurança. 

É compreensível que todos nós estejamos com medo e aflitos por medidas imediatas, que nos devolvam um pouco de tranquilidade. Não por acaso, os candidatos estão propondo ações na área de segurança, mesmo sendo esta uma responsabilidade de âmbito estadual, em um primeiro momento. Também está tudo certo, já que o tamanho do problema exige a contribuição de todos. Mas... e a educação?

Assim como precisamos de medidas de curto prazo para melhorar nossa qualidade de vida, é fundamental traçarmos estratégias e metas para soluções duradouras e que exigem mais tempo. Como todos sabemos, passa por melhorar a educação. Por isso, é urgente que cada candidato informe, com clareza, quais são as medidas, com quais recursos e em que prazos pretende implementá-las. É o próximo prefeito da sua cidade quem terá a responsabilidade de executar o Plano Municipal de Educação – marco legal que define as diretrizes, metas e as responsabilidades de cada um para a sua execução. 

Procure conhecê-lo. A nossa parte, como cidadãos, é buscar saber quais são as responsabilidades do município na área educacional (creches, Educação Infantil e Ensino Fundamental), onde estão os problemas mais graves e, então, avaliar bem qual candidato tem a melhor proposta para receber o nosso voto.

* Gerente executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho