terça-feira, 16 de junho de 2020


16 DE JUNHO DE 2020
ARTIGOS

A Câmara está viva


É preciso se adaptar aos novos tempos sem preconceito. O momento pelo qual passamos está acima de ideologias ou diferenças. Não faltam números e explicações científicas que comprovem que a única arma eficaz contra o vírus covid-19 ainda é o isolamento social.

Do alto dos meus 80 anos, quase 50 anos de vida pública e a maioria deles ocupando essa cadeira no Legislativo de Porto Alegre, me sinto diante de um desafio inédito e inovador, que é comandar a Câmara Municipal com a responsabilidade e efetividade que esse momento único que vivemos impõe.

É uma sorte que, a esta altura da minha vida, eu esteja apto, com saúde e aberto aos ensinamentos necessários para encarar novos formatos de convivência, que já são realidade.

Os trabalhos administrativos e operacionais do parlamento, assim como os gabinetes, funcionam em sistema de plantão, com rodízio de servidores e limite de público. Nosso ritmo de agilidade das sessões plenárias tem me surpreendido por serem objetivas e produtivas, o que o ambiente digital propicia. Um avanço na mudança de paradigmas sobre os formatos de trabalho e das relações de emprego, que se consolida a partir de 2020.

Entre reuniões da mesa, de lideranças e sessões virtuais, foram pelo menos 46 encontros remotos em 60 dias. O foco e o debate dos temas foram até então apenas relativos à crise de saúde. Fizemos nove reuniões virtuais da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nas quais discutimos e apreciamos 30 pareceres a projetos legislativos. Aprovamos 13 dos 21 projetos apreciados no período. São muitas demandas todo o tempo de uma situação nunca antes imaginada.

O próximo passo é também debater e votar temas que não tenham a ver com a pandemia e retomar as atividades da CMPA de forma remota e segura. Estamos certos de que com diálogo e debate, como manda a boa democracia, vamos restabelecer uma dinâmica de trabalho efetiva até voltarmos à ativa, quando este momento delicado para todos passar. Há muitos anos que a minha vida é aperto de mãos, abraços e olho no olho. Estou saudoso da velha rotina. Mas minha maior missão agora é colaborar com maior presteza e dedicação com essa casa da melhor maneira que é possível hoje.

REGINALDO PUJOL, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário