sexta-feira, 19 de junho de 2020


19 DE JUNHO DE 2020
PERIMETRAL

A polêmica do cágado

Após confirmar uma série de shows em formato drive-in no Anfiteatro Pôr do Sol, como a coluna antecipou na terça-feira, a prefeitura agora enfrenta uma cobrança nas redes sociais.

Um único post teve 3 mil compartilhamentos em menos de 24 horas: as pessoas temem que a desova de cágados - registrada em fotos e vídeos na área do anfiteatro - seja arruinada pelos eventos. "Basta um final de semana para esmagar todos os ninhos!!!", diz o autor da publicação.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams) enviou uma equipe ao local, na manhã de ontem, para avaliar o caso. Segundo nota encaminhada pela pasta, os ovos estão enterrados em solo firme: "As câmaras de incubação ficam a uma profundidade de cerca de 15 centímetros, o que reduz os riscos de danos".

Ainda conforme a Smams, a desova do cágado-de-barbicha costuma ocorrer na primavera, com os filhotes nascendo no verão. Mas, segundo a secretaria, como tivemos dias muito quentes, foi possível flagrar um cágado botando ovos na semana passada. O site de GaúchaZH também mostrou a desova do quelônio, no dia 12.

"O evento que ocorrerá no local será cercado, reduzindo a área aberta de acesso dos animais, que poderão desovar em espaços mais protegidos", diz a nota da Smams. De acordo com a secretaria, a empresa responsável pelo POA Drive-In Show ainda pretende contratar um especialista em répteis para acompanhar a situação. O objetivo é avaliar, junto com a Smams, se alguma ação será necessária ao longo das próximas semanas.

Por telefone, a assessoria da pasta informou que, após a desova, o cágado não retorna ao local para buscar os filhotes.

PAULO GERMANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário