quarta-feira, 24 de junho de 2020


24 DE JUNHO DE 2020
INFORME ESPECIAL

Leite, Marchezan e o zigue-zague da informação


Não precisa de máscara. Precisa de máscara. Não há provas de que máscara funcione. Quem não usar máscara será multado. Abre restaurante. Fecha restaurante. Abre mais ou menos o restaurante. O zigue-zague da informação se acentuou nos últimos dias. Essa montanha russa na comunicação nada tem a ver com erros e acertos, inevitáveis em uma situação de crise na qual as variáveis mais importantes são imprevisíveis. E nem com as oscilações da curva de contaminação, que determina mudanças nas orientações. O que há, no Estado e em Porto Alegre, é uma dose exagerada de confusão.

O governador Eduardo Leite estabeleceu um prazo para recursos de prefeitos insatisfeitos com as bandeiras. Só que faz anúncios públicos antes disso. Seria mais eficiente abrir um canal direto com os chefes dos Executivos municipais e só depois vir a público informar sobre bandeiras que determinam como trabalhadores, profissionais liberais e empreendedores devem se comportar. A evolução do modelo não pode significar seu descrédito.

Em Porto Alegre, o uso ou não de máscaras e a eventual incidência de multas sobre quem não utilizá-las em locais púbicos virou uma novela incompreensível. É obrigatório? Tem multa? De quanto? Quem fiscaliza?

Tanto o governador Eduardo Leite quanto o prefeito Nelson Marchezan têm acertado bem mais do errado diante de uma crise complexa. Mas além de álcool gel, máscaras, distanciamento social, fé, paciência e força, a população precisa de informações precisas, claras e simples. E alinhadas entre os gestores públicos eleitos por quem, agora, precisam ajudar a proteger.

Cinema drive-in com sessão onde só entra um tipo de carro

Uma das melhores iniciativas que a pandemia inspirou - a volta dos cinemas drive-in - deu origem a uma outra ideia criativa para driblar a crise. Nessa quarta-feira, a incorporadora TGD vai lançar um novo empreendimento aproveitando a estrutura do Cine Drive-In Porto Alegre, montada desde o início do mês no estacionamento da ADVB-RS, em frente ao Anfiteatro Pôr do Sol.

No telão de 16 metros de altura, que exibe nessa semana os clássicos Cidadão Kane e Casablanca, a sessão especial vai projetar o vídeo de apresentação do Quintal Moinhos. O evento será fechado e vai receber cem veículos de investidores e corretores imobiliários convidados.

O empreendimento da TGD fica entre os bairros Moinhos de Vento e Floresta, e tem 120 apartamentos planejados. A ação vem para ajudar na meta de vender 80% das unidades até o final do ano.

TULIO MILMAN

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