terça-feira, 30 de junho de 2020


30 DE JUNHO DE 2020
CHAMOU ATENÇÃO

Menino salva a vida da bisavó

Passava das 8h do dia 21 deste mês, um domingo, quando Júnior Nunes Wagner, 13 anos, foi acordado pela movimentação atípica em casa. Desceu as escadas rapidamente e levou um susto ao encontrar a bisavó Carlina Haas Scharnberg, 91, deitada no chão da cozinha. Pensou que ela havia morrido ali, dentro da residência, localizada no município de Vale Verde, no Vale do Rio Pardo. Sem ter muita noção do tempo despendido naquele momento, o menino recorda que atendeu o pedido da mãe, a assistente social Juliana Lopes Nunes Scharnberg, para iniciar as manobras de massagem cardíaca na idosa.

- Fui lá, fiz, e ela começou a respirar - afirma o adolescente, acrescentando que levou poucos minutos até reanimar a bisavó, que foi encaminhada para um hospital de Venâncio Aires, onde recebeu o diagnóstico de infarto, segundo informação da família.

O procedimento de reanimação do qual Júnior lançou mão e que salvou a idosa foi aprendido durante o curso de bombeiro mirim oferecido pelos Bombeiros Voluntários do município vizinho de Passo do Sobrado. Iniciadas ainda em 2019, as aulas foram incentivadas por Juliana.

- No começo, ele não estava muito empolgado com o curso, mas o ato de ajudar a bisavó o fez perceber quão importante é ter conhecimento. Tive muito orgulho de ver a postura dele naquele momento - emociona-se a mãe.

Se, no início, o curso não empolgou muito Júnior, depois do ocorrido em casa o adolescente se animou. Agora, garante que, apesar da suspensão temporária dos encontros mensais do grupo mirim, por conta da pandemia, tudo o que aprendeu foi de grande valor:

- Aprendi uma pequena lição: ensinamentos certos na hora certa podem salvar vidas.

Um dia após a internação, Carlina passou por um cateterismo. No último fim de semana, a idosa retornou para casa e, ontem, foi ao hospital para uma revisão, de acordo com a família.

CAMILA KOSACHENCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário