quarta-feira, 13 de dezembro de 2017



13 DE DEZEMBRO DE 2017
ARTIGOS

À ESPERA DE UM MILAGRE

No golpe militar de 1964, a classe média recebeu os tanques do general Mourão com papel picado em entrada triunfal nas ruas de Copacabana. Ao se livrar das dificuldades inerentes à democracia, opta pela violência, pelo terror do Estado, ataque à liberdade e o maior dos crimes contra a humanidade: a tortura.

Por que escolhemos determinadas personalidades para nos governar pode parecer obra da irracionalidade ou do acaso. Porém, importante parte do desenvolvimento natural, todos nós vivemos uma fase de onipotência do pensamento no qual os fatos se confundem com os desejos. O rastro de tal funcionamento mental remanesce no adulto, gerando equívocos profundos na razão e na avaliação. O pensamento mágico nos coloca à espera do impossível e gera as crenças. 

Por isso que, no momento em que lideranças oferecem retalhos da mágica infantil, o homem adulto fecha os olhos e se deixa levar. Os líderes mais psicóticos são os escolhidos porque oferecem as saídas mais mágicas. Pois é justamente atrás de uma ilusão que a sociedade em crise moral e ética, falhando no pensar, se direciona e é captada e cooptada, e submetida. Flautistas de Hamelin se multiplicam e conduzem à morte. 

A cegueira da razão (ate) era o castigo que os deuses gregos ofereciam aos homens que incorressem na desmedida (hybris). Então, resta- nos retomar o senso e pensar com liberdade e coragem, além dos clichês. A qualidade do nosso pensar, a lucidez das nossas escolhas, darão o tamanho exato da nossa loucura.

Psicanalista, dramaturgo e diretor de teatro julioconte@me.com - JULIO CONTE