sábado, 23 de dezembro de 2017


23 DE DEZEMBRO DE 2017
INFORME ESPECIAL

MBA E TERAPIA

Bem-humorada, a belga Esther Perel foi quem fez a primeira pergunta: O que tantos estudantes de Negócios estão fazendo aqui?. O mais correto seria trocar tantos por tantas, distinção que a língua inglesa não faz. Eram 80% mulheres, 20% homens. O evento promovido pela Wharton School trouxe à Filadélfia uma das mais famosas psicoterapeutas da atualidade. A autora de Sexo no Cativeiro está lançando um novo livro. O Estado dos Casos, Repensando a Infidelidade já era sucesso antes de ser lançado. No momento em que a revista Time escolheu como personalidade do ano o grupo de mulheres que denunciaram assédios sexuais, Esther não fugiu desse e de outros temas. Abaixo, um hiper-resumo das suas melhores ideias.

-Não são os homens poderosos que assediam as mulheres. São os homens inseguros. Homens seguros seduzem, conquistam.

-Confiar é a habilidade de conviver com o que a gente não sabe, não é saber tudo.

-O que define o sucesso de uma relação é o equilíbrio entre autonomia e dependência.

-O perdão em uma relação não deve ser focado apenas no impacto emocional do que um fez para o outro, mas também na compreensão dos motivos por trás do fazer.

-Trair não tem a ver com o outro, mas com quem trai. Trair não é objetivo. O objetivo é suprir a necessidade de se sentir amado, importante, jovem. Vale para homens e mulheres. A mentira também é o desejo de não machucar o outro.

-No amor moderno, o outro é o parceiro intelectual, a fonte única do prazer, o sócio, o que me faz sentir especial. O outro é "o único" para quem eu sou "a única". É aquele que me faz apagar os aplicativos do celular (risos). Por isso, a traição hoje dói mais do que doía quando o casamento era um contrato quase formal.

-O ser humano precisa de estabilidade, de segurança, de familiaridade. Mas também precisa da aventura, no novo, da transgressão. -Uma relação saudável deve ter espaço para ambos, dentro da própria relação.

-Temos várias vozes interiores que falam conosco. A voz crítica, a voz da pequena criança que diz "pô, e eu aqui?".Temos que conversar com essas vozes, fazê-las entender que precisamos trazer o conceito de felicidade das alturas para o chão. Felicidade numa relação também tem a ver com valores, não apenas com sentimentos.

-Uma boa relação não tem a ver com mais ou menos diferenças entre o casal, mas, sim, com conseguir lidar com essas diferenças.

-Uma relação é feita por partes interdependentes. Se quiser mudar o outro, mude você.

-Antes, as pessoas se separavam porque eram infelizes. Hoje, se separam para serem mais felizes.

Para celebrar o Natal, o Informe Especial ouviu instituições que têm como vocação ajudar o próximo, exercendo o espírito natalino o ano inteiro.

Que as pessoas sejam mais amorosas, compreensivas, deixem de lado as diferenças e sejam mais conscientes no dia a dia.

Ana Carolina Flor Silva

13 anos, paciente em atendimento de reabilitação física na AACD/RS.

Que nossas crianças tenham um lar, uma vida digna e uma família. Que nossas crianças tenham direito a educação de qualidade, que façam todas as refeições do dia, que possam brincar, praticar esportes, que tenham acesso à cultura e que tenham a oportunidade de viver no presente o amor e a fraternidade.

Padre Claudionir Ceron

Diretor do centro Social Pe. Pedro Leonardi

Somos o lar de 40 crianças e jovens invisíveis. Pouca gente os vê, muitos preferem fazer de conta que eles não existem. Neste Natal, esperamos que a luz abra os olhos de todos nós. Queremos que cada vez mais gente nos conheça e se junte a nós ou a qualquer outra iniciativa que tenha como missão ajudar o próximo.

Viturugo Rinaldi de Miranda

Voluntário da Casa do Menino Jesus de Praga

Que possamos viver num mundo onde todos se respeitem e sejam respeitados em suas individualidades, em que as evoluções sociais e tecnológicas possam garantir dignidade, saúde, segurança, acessibilidade, moradia e alimentação de qualidade a todos.

Rogéria Pazini

Assistente social do Asilo Padre Cacique

Um mundo com mais respeito, paciência, tolerância, solidariedade e amor entre as pessoas de todo o mundo, conforme os ensinamentos do Mestre Jesus.

Allex Manzônia

Voluntário do Instituto Espírita Dias da Cruz

Poder olhar o mundo com os olhos do coração e acreditar que é possível fazermos a diferença na vida das crianças que são atendidas por nós, despertando nelas o desejo de querer coisas boas para suas vidas.

Laura Moraes

Colaboradora da Sociedade Metodista de Amparo à Infância

CADU CALDAS