quinta-feira, 28 de dezembro de 2017


28 DE DEZEMBRO DE 2017
ARTIGOS

NÓS QUEREMOS A MESMA PORTO ALEGRE


A verdade, porém, é que a prefeitura está falida e o caminho para conquistar a cidade dos nossos sonhos é mais demorado do que gostaríamos. É uma realidade injusta: com as crianças, jovens, trabalhadores, empreendedores, com todos. Mas hoje sou prefeito e não vou fugir da responsabilidade de buscar todos os caminhos possíveis, com transparência, para recuperar o patamar de desenvolvimento que merecemos. Todos querem mudança, mas poucos querem mudar. E, para avançar, a cidade precisa de ajuda.

Esse primeiro ano de governo me ensinou sobre resiliência, construção e persistência. Foi essa combinação que viabilizou avanços mesmo no caos financeiro: aumento de 30% no tempo do professor com o aluno em sala de aula com a mudança na rotina escolar; mais de 900 novas vagas para educação infantil; 

duas unidades de saúde até 22h, com mais de 18 mil consultas no horário estendido; novos leitos hospitalares; identificação de veículos roubados com o monitoramento por câmeras. São exemplos de um conjunto de resultados, talvez com menos repercussão pública do que mereciam, mas que já melhoram a vida de quem precisa dos serviços públicos.

Não tenho dúvida de que nós queremos a mesma Porto Alegre. Mas uma nova realidade não se constrói sem mudanças estruturais e sem enfrentar interesses particulares ou de grupos em favor do benefício coletivo. Mudar dói porque tira da zona de conforto, exige de nós coragem, engajamento e mobilização. A transformação precisa favorecer a Porto Alegre da Restinga, do Moinhos de Vento, do Menino Deus e do Mário Quintana. E, para isso, precisamos trabalhar juntos.

Prefeito de Porto Alegre prefeito@portoalegre.rs.gov.br - NELSON MARCHEZAN JÚNIOR