quarta-feira, 20 de dezembro de 2017


20 DE DEZEMBRO DE 2017
ARTIGOS

MINHA CASA, MEU EMPREGO, MINHA VIDA

Uma pessoa precisa de dois endereços para ter sua dignidade preservada: um é o de trabalho; o outro, o da moradia. O governo federal está empenhado em dar acesso aos trabalhadores a esses dois endereços fundamentais. Os investimentos no programa Minha Casa Minha Vida são prova disso.

De fato, além de contribuir para a realização do sonho da casa própria, o programa se destaca pela geração de novas vagas de emprego na construção civil, um setor que movimenta outras importantes cadeias produtivas, e que historicamente absorve grande quantidade de mão de obra pouco especializada, sempre a mais vulnerável em tempos de crise. Aliás, segundo informações de associações do setor imobiliário, o Minha Casa Minha Vida tem sido o grande motor da retomada do crescimento desse setor da indústria, um dos últimos a reagir à recessão econômica que ficou para trás.

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, serão entregues 636 unidades habitacionais no Rio Grande do Sul. No Brasil, desde o início do governo, já foram entregues 120 mil moradias, e até o final de 2018 serão entregues outras 200 mil, resultado de políticas públicas amplamente planejadas no âmbito do governo.

Com efeito, em fevereiro deste ano, o governo anunciou novas medidas para o programa, facilitando o acesso ao mesmo. O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o qual tenho a honra de presidir, aprovou por unanimidade as novas regras, dando uma grande demonstração de maturidade e compromisso com o país.

Nos próximos quatro anos, os investimentos em habitação com recursos do FGTS gerarão 6,7 milhões de empregos diretos no Brasil. Somente em 2018, os recursos para o programa Minha Casa Minha Vida chegarão a R$ 68,5 bilhões, sendo que no período 2019/2021 alcançarão a impressionante marca de R$ 203,5 bilhões.

O desemprego faz parte do Brasil do passado. O Brasil do futuro é o Brasil do emprego. E a ampla retomada da empregabilidade, atestada por todos os índices econômicos, nos mostra que o futuro já chegou!

Ministro do Trabalho - RONALDO NOGUEIRA