sábado, 18 de novembro de 2023


18 DE NOVEMBRO DE 2023
LEANDRO STAUDT

Tempo do trem de Porto Alegre a Canela

Quando vejo a reformada estação de trem de Canela, tento imaginar como eram as viagens entre Porto Alegre e a Serra. O apito da maria-fumaça. A agitação pela chegada ou partida de passageiros. O antigo terminal foi transformado no complexo comercial e gastronômico Estação Campos de Canella.

O ramal de Taquara a Canela saiu de operação em 11 de março de 1963. A justificativa foi o déficit da operação, além da existência de estrada pavimentada ligando os municípios.

A firma João Corrêa & Filhos construiu a ferrovia. O empresário João Corrêa Ferreira da Silva comprou terras na Serra para abrir uma estação de veraneio. Em 1922, a estação de trem de Canela foi inaugurada, mas ainda sem os trilhos até Gramado. A Revolução de 1923 atrasou a conclusão, que só ocorreu após mobilização de madeireiros para arrecadação de verbas.

Em 14 de agosto de 1924, a Viação Férrea do Rio Grande do Sul inaugurou novamente a última estação do ramal de 57 quilômetros. O memorialista canelense Marcelo Wasem Veeck conta que poucas casas existiam no entorno. A estação mudou o rumo de Campestre Canella, nome antigo da localidade, que fazia parte do quinto distrito de Taquara, com sede em Gramado.

Após dois anos da chegada do trem, Canela virou o sexto distrito. O desenvolvimento foi rápido, impulsionado pelo comércio de madeira e pelos veranistas, que buscavam ar puro e fugiam do calor no Vale do Sinos e em Porto Alegre. O pesquisador Pedro Oliveira conta que a estação foi ponto de encontro, concentrando pessoas, cavalos e charretes a cada chegada ou partida.

Em uma tabela horária da década de 1950, consta que um trem diário partia de Porto Alegre às 12h30min, com previsão de chegada à cidade da Serra às 19h13min. Em Canela, a partida ocorria às 5h5min, chegando na Capital às 11h35min.

Na Várzea Grande, em Gramado, eram perdidos em torno de 40 minutos no "rabicho". Em função do terreno íngreme, a maria-fumaça precisava fazer uma manobra e subir um trecho de ré para empurrar os vagões.

Com o desenvolvimento proporcionado pelo trem, Canela virou município em 1944.

LEANDRO STAUDT

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