segunda-feira, 27 de novembro de 2023

 

INFORME ESPECIAL

A "ciclovia musical" de Porto Alegre

Quando cheguei de bike ao Centro Histórico, na Capital, na manhã de ontem, quase não acreditei no que vi: havia dezenas de pessoas (de todas as idades) de bicicleta (foto). Começava ali um evento chamado Ciclovia Musical, realizado há 10 anos no Brasil, com passagens por São Paulo, Rio, Jundiaí e Salvador.

A ideia é promover passeios guiados aos centros culturais de cada lugar, com paradas para assistir a concertos gratuitos, abertos ao público. Aqui, foram dois roteiros, conduzidos pelo maestro Evandro Matté e pela maestrina Cintia de Los Santos, com apoio técnico do grupo ciclístico PedAlegre e da EPTC.

Optei pelo percurso maior, de 16,2 quilômetros, liderado por Matté. O trajeto partiu do Theatro São Pedro, onde houve uma primeira apresentação, e seguiu para Casa da Ospa, Fundação Iberê, Usina do Gasômetro e Casa de Cultura Mario Quintana, sempre com "shows de bolso" de artistas locais - todos impecáveis.

Foi a primeira vez que pedalei em um evento desse tipo, ao lado de tanta gente - no total, 400 pessoas. Durante o trajeto, tocou até música clássica (Mozart, em plena Avenida Borges de Medeiros). Gostei da ideia. Que venham mais "ciclovias musicais" para animar as nossas cidades.

Inovação no Judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, na Capital, foi destaque no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2023. Ficou em primeiro lugar por conta do seu laboratório de inovação e na terceira posição em gestão inovadora, graças ao sistema Pangea, que agilizou o trabalho dos magistrados. Além disso, o juiz Rodrigo Trindade de Souza levou o prêmio de Executivo de Inovação da Justiça do Trabalho.

 JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário