
Falta transparência às viagens de Janja
O que deveria importar na viagem do presidente Lula à Rússia e à China são os negócios que ele amarrou ou confirmou para o Brasil e isso terá de ficar claro no balanço desse roteiro marcado pela controvérsia desde antes do embarque. A maioria das críticas não está focada nos encontros de Lula com Vladimir Putin e outros líderes de biografia duvidosa para comemorar o Dia da Vitória (contra o nazismo), nem na visita à China, maior parceiro comercial do Brasil. O alvo principal é a primeira-dama Janja da Silva, que viajou quatro dias antes de Lula.
Janja poderia ter viajado com Lula, mas embarcou antes, a convite do governo russo, para tratar de questões culturais e apresentar a Aliança Global Contra a Fome, idealizada no período em que o presidente brasileiro esteve no comando do G20.
A viagem deu margem para a boataria espalhada por uma turma que ama odiar a primeira-dama e ofendê-la. O que mais se leu nas redes sociais foi que ela requisitou um avião da FAB para a viagem e foi sozinha (ou com um grupo de assessores) em um Airbus C-30 de 242 lugares. E a pior das mentiras espalhadas: ela teria viajado levando dezenas de malas de dinheiro.
Se a comunicação do governo fosse mais atenta, teria esclarecido desde o início que esse avião cruzaria o Atlântico de qualquer maneira, com Janja ou sem Janja. Ela pegou carona com a equipe que em todas a viagens faz o trabalho chamado de "precursoria". É uma equipe que inclui funcionários do cerimonial da Presidência, da segurança e de outras áreas, conforme a agenda.
O Planalto também deveria dar transparência aos gastos de Janja, mostrando extrato do cartão corporativo, para deixar claro quanto custam suas viagens para os cofres públicos, excluído o avião, que iria de qualquer forma. Esse avião é usado como reserva para o retorno, caso o principal tenha algum problema.
Divulgação não afeta segurança nacional
Entra governo e sai governo e os gastos com o cartão corporativo seguem cercados de sigilo, em nome da segurança nacional. Ora, no que afeta a segurança nacional saber quanto gasta a primeira-dama em hotéis ou restaurantes? Melhor dar transparência do que deixar margem para os boatos, que prejudicam a imagem do governo porque são tratados como verdade pelos adversários. _
Aliás
Pelos investimentos prometidos para o Brasil no primeiro dia do presidente Lula na China, a viagem já está mais do que paga. São R$ 27 bilhões e a expectativa é de que a aproximação também signifique aumento das exportações brasileiras para o gigante asiático.
O chefão da GWM, maior empresa automobilística chinesa, confirmou a produção de três modelos no Brasil, com a geração de 800 empregos.
Vereador da Capital acusa assessor de colega de ameaçá-lo
O vereador de Porto Alegre Rafael Fleck (MDB) denunciou ter sido coagido por um assessor parlamentar, que estaria no cargo por indicação de Gilvani Gringo (Republicanos).
O emedebista integra a Comissão de Ética, onde há dois processos de cassação contra Gringo. Segundo Fleck, no dia 8 de maio o assessor o abordou informando ser ex-policial militar. Ele estaria acompanhado de brigadianos, que fariam a segurança de Gringo.
- Ele me perguntou "tu pretendes cassar o mandato do Gringo?", e eu respondi: "Se tiver motivação, sim". Ele remendou: "Tu sabe que policiais de folga do 20º Batalhão realizam a segurança do Gringo, com fuzil no veículo, e não vamos deixar ninguém derrubar ele?" - relatou Fleck, na sessão de ontem.
Mais tarde, o próprio Gringo foi à tribuna rebater Fleck:
- Não tenho medo de botar a cara, aqui eu não sou um qualquer. Eu quero a ocorrência, vou levantar as câmeras, tudo. _
Partidos se adiantam e formam bloco em Porto Alegre
Antes mesmo de se formalizar a fusão entre PSDB e Podemos, os vereadores dos dois partidos apresentaram requerimento de criação de um bloco na Câmara de Porto Alegre.
Vão compor o bloco os três vereadores do PSDB - Gilson Padeiro, Marcelo Bernardi e Moisés Barboza - e os dois vereadores do Podemos - Giovane Byl e Hamilton Sossmeier.
Além disso, PDT e PSD, que têm um vereador cada, também pediram para participar. Com isso, o novo bloco nasce com sete integrantes.
Será o maior bloco de apoio ao prefeito Sebastião Melo, o que pode abrir caminho para a redefinição dos cargos ocupados pelas legendas na administração municipal. _
Canoas troca secretário em meio a caos na saúde
Canoas terá um novo secretário de Saúde a partir de hoje. Marcelo dos Reis, que é servidor de carreira do município há 19 anos, vai assumir a pasta no lugar de Eduardo Bermudez - que será realocado para a Fundação Municipal de Saúde.
A mudança ocorre em meio à crise da saúde que atinge Canoas e outras cidades da Região Metropolitana, com superlotação das emergências e crescimento das filas de espera.
Apesar da larga experiência de Bermudez, há registros de truculência na relação dele com a gestão dos hospitais. O agora ex-secretário também não é unanimidade entre os funcionários.
A justificativa da troca, inclusive, é de que Reis poderá aprofundar a relação da secretaria com o governo do Estado e com os servidores municipais.
A primeira missão dele no cargo será integrar Canoas ao Gercon, o sistema de regulação de consultas especializadas do SUS desenvolvido pela Procempa. _
O presidente do MDB de Porto Alegre, Alexandre Borck, ficou de fora da lista de indiciados por fraudes na Educação. No ano passado, durante as investigações da operação Capa Dura, Xandão chegou a ser afastado do cargo de secretário municipal do governo Melo. Ele sempre negou participação em qualquer irregularidade.
mirante
A ex-prefeita de Novo Hamburgo Fátima Daudt foi anunciada como secretária executiva de Assuntos Federativos da Capital. Ela vai coordenar o Escritório de Representação de Porto Alegre no Distrito Federal.
Citado por dirigentes do PP como possível candidato a governador, o ministro do Tribunal de Contas da União João Augusto Nardes será o palestrante da reunião-almoço da Federasul amanhã, a partir do meio-dia. Ex-deputado pelo PP, Nardes só poderá voltar a se filiar a um partido quando deixar o TCU. Ele jura que não está em campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário