sexta-feira, 16 de outubro de 2015



16 de outubro de 2015 | N° 18326 
DAVID COIMBRA

Estamos mudando


Aqui, no norte do mundo, o outono é marcado por um fenômeno que eles chamam de “foliage”. Trata-se da manifestação clássica da estação, o “fall”: as folhas verdes das árvores rapidamente vão se tornando amarelas, cor de laranja ou vermelhas, e se apartam dos caules, e flutuam até o solo, e o chão da terra fica coberto por um tapete colorido e macio. É muito, muito bonito.

Quanto mais para o Norte, mais característico é o foliage. Nos fins de semana, os bostonianos pegam seus carros e rodam duas horas e meia até as White Mountains, as Montanhas Brancas, no vizinho Estado de New Hampshire, só para ver a natureza exuberante dessa região em plena metamorfose, e suspirar de encantamento.

As mudanças das estações, por aqui, são marcantes, bem mais do que no lado de baixo do Equador.

Lavoisier disse que tudo na natureza se transforma. Eis uma poderosa verdade. Estamos sempre mudando, tudo está sempre mudando.

O próprio Lavoisier viveu num tempo e num lugar de duras transformações, a segunda metade do século 18, na França. Ele era um homem rico, que amava a ciência. Para sua sorte, casou-se com uma moça também rica e também amante da ciência. Ela estava no desabrochar dos 14 anos de idade quando lhe foi entregue em casamento, mas na época isso não rendia escândalo. O casal Lavoisier deu-se muito bem. Como tinham muitas atividades, o único dia que dedicavam inteiramente aos experimentos e estudos era o domingo, por eles chamado de Dia da Felicidade. Que bonito isso, um casal partilhar um dia da felicidade.

Mas, certa feita, uma ocorrência aparentemente corriqueira causou uma dessas mudanças bruscas e irreparáveis na vida da família. Lavoisier era conselheiro da Academia de Ciência e, nessa condição, analisou o trabalho de um jovem candidato a cientista. Não gostou do que viu e criticou o rapaz com alguma acidez. Lavoisier estava certo, mas o estudante ficou ressentido. Tudo bem, é da vida. O problema é que o rapaz se chamava Marat. Que, pouco tempo depois, se transformaria num dos chefes da Revolução Francesa, ficando conhecido como o Amigo do Povo.

Por instâncias de Marat, Lavoisier foi levado ao cadafalso e teve seu pescoço varado pela guilhotina do carrasco Sanson. Alguém disse então que, num único segundo, a Revolução destruiu uma cabeça que todo um século não seria capaz de produzir. E não produziu.

Mas as mudanças continuaram. Marat padecia de uma feroz doença de pele que havia contraído ao fugir da polícia pelos esgotos de Paris. Para aliviar os ardores da coceira que o atormentava sem cessar, ele passava o dia inteiro mergulhado na banheira cheia d’água. Despachava na banheira, escrevia na banheira, recebia as pessoas na banheira. Na banheira, foi assassinado a facadas por uma opositora.

Marat e Lavoisier, nós sabemos, não se perderam: transformaram-se em história.

Tudo muda. O Brasil agora está passando por mudanças agudas, e mudanças agudas são traumáticas. Não são movimentos naturais, como o outono, que sucede o verão. São movimentos que causam dor e ressentimentos. Podem levar a tragédias, como as que sangraram Lavoisier e Marat. É preciso ter cuidado, nessa hora. É preciso evitar rompimentos definitivos e tudo que for brusco demais. Nunca os brasileiros foram tão amargos. Nunca, nem quando andamos para trás, um tempo de mudança foi tão perigoso.