quinta-feira, 22 de outubro de 2015




22 de outubro de 2015 | N° 18332
ARTIGOS - DANIEL SKOWRONSKY*

CONTRA A CRISE, ACREDITE NO SEU PROPÓSITO

Estamos vivendo um período de muitas preocupações com o agravamento da crise. Vendas mais baixas, perspectivas negativas, desafios globais e pressão por resultados geram muitas incertezas para acionistas, empresários e, principalmente, para colaboradores. Um dos grandes desafios para qualquer líder de empresa, seja ela pequena, média ou grande, é engajar e motivar o seu time para superar a crise.

Existe uma forma prática para inspirar a sua equipe nestes tempos turbulentos. Ela pode ser usada como guia para aprimorar a liderança, a cultura corporativa, a contratação, as vendas, a inovação e a superação de crises.

A inspiração e a energia do seu grupo de trabalho para enfrentar os momentos mais difíceis começam pela clareza do seu propósito. Somos atraídos por líderes e empresas que são bons em comunicar o que acreditam. Quando sentimos que pertencemos a algo maior, nos sentimos conectados e seguros. Queremos estar entre pessoas e organizações que sejam como nós e que compartilhem das nossas crenças e valores.

Quando isso se concretiza, fazemos esforços extraordinários para comprarmos, apoiarmos ou trabalharmos nessa empresa. Quando as pessoas vão trabalhar com um claro sentido do seu propósito, elas acham mais fácil enfrentar os tempos difíceis, ou até encontrar oportunidades em meio à dificuldade.

O único jeito de as pessoas saberem no que você acredita é através do que você diz e faz. Quando o seu propósito e a forma como você conduz a empresa estão em equilíbrio, a sua autenticidade cresce, a sua equipe se torna comprometida e passa a confiar em você. Se a empresa não trabalha para manter em equilíbrio a consistência em tudo o que faz, então a confiança começa a diminuir. A paixão vai embora e as pessoas simplesmente passam a trabalhar apenas por obrigação.

O cenário adverso que estamos vivendo nos obriga a sair da zona de conforto, a revisar a estratégia da empresa e a buscar soluções transformadoras. Mais do que nunca, obriga-nos a cuidar plenamente da nossa razão de existir, das nossas crenças e da nossa equipe. Cuide do seu propósito, das suas crenças e da sua equipe, que eles cuidarão de você na crise.

*Publicitário, presidente da Abap/RS