quinta-feira, 13 de junho de 2019



13 DE JUNHO DE 2019
DAVID COIMBRA

O ouvido absoluto de Elton John

No começo de Rocketman, há uma cena breve, mas cheia de significado. Elton John ainda se chama Reginald. Ele é um menino gordinho, tímido, de óculos, que tem muitos problemas com o pai e alguns com a mãe. A avó materna, no entanto, preenche os espaços de amor que lhe estão abertos no peito. É ela quem percebe o talento do garoto para a música e o inscreve em uma classe de piano.

A cena a que me refiro é, precisamente, o encontro de Reginald com a professora. Ele entra na sala para a primeira aula e ela está sentada ao piano, tocando a Marcha Turca, famosa composição de Mozart. Você conhece a Marcha Turca, é um clássico. Além disso, ela é bastante usada em aulas de piano.

Como sei disso? Aí está: tive aulas de piano, quando guri. Você não sabia disso, não é? Pois tive. Mas não aprendi a tocar, rebelei-me contra as aulas e fui jogar bola, seguir minha vocação para ponteiro-direito recuado.

O pequeno Reginald, futuro Elton, felizmente não jogava futebol. Quando se deteve diante do piano da professora, ela parou de tocar. Olhou-o e perguntou:

- Reginald?

Ele respondeu afirmativamente. Ela pediu que ele se sentasse ao piano e mostrasse o que sabia. O menino obedeceu, instalou-se e passou a executar a Marcha Turca. Tocou o trecho que a professora tocava e interrompeu no mesmo ponto em que ela havia interrompido.

- Continue - pediu a professora. E Reginald explicou que só tinha ouvido até aquela parte.

Ou seja: o menino aprendeu a tocar a música ouvindo-a uma única vez. Elton John tinha o que se chama de "ouvido absoluto".

Há outra cena do filme que expõe essa qualidade de Elton: ele já é adulto e já é compositor, mas ainda não fez sucesso. Está na casa da mãe, de roupão e cuecas, e seu parceiro de composições lhe entrega uma música que acabou de escrever. Elton senta-se ao piano e começa a tocar e a cantar. Ele cria a melodia ali, naquele momento, e é tão bela que sua mãe e sua avó vão para a sala e sentam-se, extasiadas, a fim de ouvir. Trata-se de Your Song, o primeiro sucesso de Elton John.

Mozart, autor da Marcha Turca, também era dono de ouvido absoluto. Aprendeu a tocar piano com quatro anos de idade, apenas assistindo às aulas que sua irmã tomava em casa. Mozart sabia em que nota caíam os pingos da chuva e, se um cachorro latia na rua, identificava:

- Latido em dó maior.

Sua sensibilidade auditiva era tamanha, que, certa vez, tendo sido obrigado pelo pai a ouvir um homem tocando trompete, desmaiou de horror. Trompete, para aquele ouvido requintado, era um instrumento de bárbaros.

Foi uma dádiva que eles receberam, Mozart e Elton John, e que deu sentido às suas vidas. Mas ambos precisaram de alguém que lhes apontasse o caminho para a realização. No caso de Mozart, seu pai, Leopold. No caso de Elton, a avó.

Quantas pessoas se perdem por não terem quem as ajude a desenvolver o que gostam de fazer? Quantos homens e mulheres não se tornaram frustrados porque o pai ou a mãe insistiu para que seguissem um rumo que não queriam seguir?

Saí do cinema com essas questões na cabeça, depois de assistir a esse bom musical sobre a vida de Elton John. E lamentando: por que minha mãe não estimulou minha carreira de jogador? Que ponteiro-direito recuado o mundo perdeu!

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário