terça-feira, 25 de junho de 2019



24 DE JUNHO DE 2019
COMPORTAMENTO

Um dia de cão em pré-estreia no cinema

PETS A VIDA SECRETA DOS BICHOS teve sessão especial em que donos puderam assistir ao filme acompanhados de animais.

Uma sessão especial realizada na manhã de sábado, em Porto Alegre, revelou algo surpreendente: cachorros são capazes de se portar melhor do que certos seres humanos dentro de uma sala de cinema. Entre 70 e cem cães de tamanhos, pelagens e raças variadas procederam como lordes, ao lado de seus donos, em uma sala lotada do GNC do Shopping Praia de Belas, para a pré-estreia da animação Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2. Houve alguns latidos eventuais durante a hora e meia de exibição, é verdade, mas ninguém pôde reclamar de cachorrada batendo papo, falando ao celular ou mastigando pipoca ruidosamente.

A permissão para que os totós assistissem ao filme - ou pelo menos para que estivessem presentes durante a projeção - era inédita na Capital e exigiu uma preparação especial. Durante toda a noite, uma equipe trabalhou para forrar cada milímetro do piso, como forma de se precaver contra eventuais emergências fisiológicas. Além disso, foram preparados tapetes higiênicos para funcionar como banheiros, e funcionários ficaram a postos para limpar qualquer caca produzida inadvertidamente.

No final, raros cuscos saíram de seus lugares durante o filme, e os que o fizeram, acompanhados dos donos, foi para esticar as patas ou se hidratar nos recipientes com água espalhados pelo saguão.

A mestranda Marina Vescovini, 26 anos, foi das primeiras a desfilar pelo tapete vermelho estendido especialmente para a plateia canina junto à entrada do GNC. Ela estava acompanhada de Árya, uma husky que motivava alguma apreensão por parte da dona.

- Ela é muito agitada. Nunca para. E, se enxerga outros cachorros, quer brincar e cheirar. Vai ser uma aventura - previu Marina.

No final das contas, o comportamento da cadela foi exemplar durante a sessão de cinefilia cinófila, ainda que um ou outro bocejo pudessem indicar certo enfado.

Alguns dos cães até pareciam prestar atenção na animação, o que não foi possível confirmar para esta reportagem, nem mesmo pelos latidos, que emergiam de tempos em tempos sem relação aparente com o que se passava na tela. A maioria, porém, portava-se como Árya: mantinha o olhar perdido, exibindo uma fisionomia que o pecado da antropomorfização nos levaria a descrever como de indiferença.

Outros aproveitavam o afago no colo de seus donos ou cochilavam no aconchego gostoso da parte debaixo da poltrona (a regra era que cachorros não poderiam sentar nos assentos). Houve até o clássico namoro no escurinho, entre dois espécimes que estavam no mesmo degrau da escadaria lateral e que aproveitaram a distração de seus donos com o que se passava na tela para o bem conhecido ritual de farejamento de partes pudendas. Mas podemos garantir que o caso não descambou em cenas impróprias para menores de 18 anos.

EVENTO TEVE CELEBRIDADES DO INSTAGRAM PRESENTES

Como em qualquer pré-estreia que se preze, havia farta presença de celebridades, é óbvio. Trajando um elegante vestido de sua própria grife e ostentando um penteado elaborado que exigiu uma hora de hidratação e coiffure pela manhã, a modelo e instagramer Sophia fez uma entrada de gala no tapete vermelho, levada ao colo pela sua proprietária, a estudante Kimberly Castro, 20 anos. Fotogênica, a cadelinha shitsu de dois anos inspirou sua dona a abrir para ela uma conta na rede social. Lá, 17,7 mil seguidores veem Sophia vestindo as roupas da grife Sophia - peças desenhadas por Kimberly e pela mãe e costuradas pela avó. Com o sucesso, a shitsu virou "dog model" para diferentes marcas.

- Ela é calma e tranquila Quando vê algum cachorro na tela da TV, fica vidrada. Vai ser uma experiência muito legal - previu Kimberly antes do início da projeção.

Também estrelas do Instagram, John John e Duff (ambos da raça spitz alemão), bem como a york Lara, aceitaram emprestar prestígio ao evento cinematográfico. Eles formam o Trio Fofura (ou "sweet three", para fins de rede social), com 22 mil seguidores no Insta. "Filhos" da médica veterinária Priscila Blehm, 26 anos, também estavam superproduzidos para a ocasião. 

Tomaram banho, foram escovados, vestiram roupas impecáveis e colocaram lacinhos na cabeça. O "pai" não pode ir. Está se formando em veterinária e tinha um evento do curso - mas na semana que vem o trio vai vestir toguinhas especialmente confeccionadas para a ocasião e posará para fotos com a figura paterna, também devidamente togada. Antes de escolher um lugar na última fila da sala de cinema, Priscila vaticinou:

- Vai ser uma barulhada, mas é ótimo compartilhar esse momento com eles.

A parte do barulho não se confirmou. O trio manteve-se circunspecto até o fim da sessão. Raros foram os cães irrequietos, caso de quatro exemplares da raça husky levados ao cinema pelo empresário Jorge Nobre, de 23 anos.

- Só vocês estão incomodando! - ralhou ele, numa das vezes em que deixou a sala para passear com o quarteto no saguão.

A animação Pets - A Vida Secreta dos Bichos 2 estreia nesta quinta-feira, desta vez sem cachorros, mas liberado para um público muito mais agitado, barulhento e indócil: crianças.

ITAMAR MELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário