quarta-feira, 26 de junho de 2019


26 DE JUNHO DE 2019
ARTIGO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FUTURO

O processo de evolução da assistente é conhecido como aprendizado de máquina (machine learning), uma das bases do que chamamos de inteligência artificial (IA). A cada nova interação, a base de conhecimento é incrementada, fazendo com que ela passe a tomar decisões cada vez mais sofisticadas. É difícil prever o quão longe ou próximo estamos do lançamento de uma assistente virtual desse nível, mas aplicações que utilizam a IA estão evoluindo rapidamente e já fazem parte do nosso dia a dia.

Na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), estamos fomentando iniciativas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em inteligência artificial. Um exemplo é o projeto TeleDIAC - Sistema de IA para Diagnóstico de Catarata, que vem sendo desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta iniciativa, junto a outras cinco, foi selecionada para participar do Desafio em Inteligência Artificial lançado pela RNP em parceria com a Microsoft.

O projeto nasce dentro de outra iniciativa também inovadora: o programa Teleoftalmo, que permite realizar exames oftalmológicos em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) via ferramenta própria de videocolaboração. Com interação em tempo real entre médicos e pacientes em centros totalmente remotos, o projeto aumenta a capilaridade do atendimento e auxilia no diagnóstico de catarata utilizando inteligência artificial. Além de agilizar processos de identificação da doença, a proposta reduz custos e o tempo dos atendimentos, dois gargalos do SUS.

Nos próximos anos, veremos a IA alterando o modo como executamos diversas de nossas atividades profissionais e pessoais. Nossa missão na RNP é incentivar novas ideias sobre plataformas de redes e possíveis novidades tecnológicas para ampliar o conhecimento de todos.

RAFAEL VALLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário