quarta-feira, 19 de junho de 2019


19 DE JUNHO DE 2019
ENSINO SUPERIOR

Duas universidades do RS entre as 20 melhores da América Latina

Avaliação feita pela revista britânica Times Higher Education, que compara universidades voltadas à pesquisa, divulgou ontem um ranking com as 150 melhores instituições de ensino de 12 países da América Latina. Destas, sete estão no Estado. Em comparação à lista de 2018, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) caiu uma posição e encontra-se em 11º lugar.

Marcam presença também a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 20°, e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 46°. Entre as posições 51 e 60, aparece a Universidade Federal de Pelotas (UFPel); entre as posições 61 e 70, está a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e entre as posições 100 e 150, figuram Universidade Federal de Caxias do Sul (UCS) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Do número 50 em diante, a instituição avaliadora apresenta apenas as faixas de classificação, sem informar posições exatas.

Das 10 melhores da América Latina, seis são brasileiras. A melhor posição - 2º lugar na lista - é da Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas de São Paulo - o Estado que tem ainda Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre as 10 melhores. No ranking total, o Brasil é o país que mais se destaca. São 52 instituições presentes - em 2018, eram 43.

Há 13 indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário