sábado, 22 de junho de 2019



22 DE JUNHO DE 2019
MÁRIO CORSO

Comida para macho

Como nunca, as pessoas andam preocupadas com sexo. Não aquele que se faz na cama, e sim aquele tipo: é guri ou guria? Para tanto, elaborei um manual do sexo das comidas, para servir de guia a almas gaudérias inquietas. Imagina comer algo sem saber as consequências!

Churrasco é para macho, coma tranquilo. Carne passa segurança. Digamos que grelhado de peito de frango é a fronteira. Já começam com uns verdinhos em cima, tipo sálvia, sei não...

Quando nos chegam com peixe, tipo isso ou aquilo, estamos em território duvidoso. Exceção à tainha na taquara, aprecie com moderação.

Carreteiro é abençoado. Qualquer dúvida, abuse da pimenta e siga em frente.

Ovo frito é garantia. Qualquer coisa que fique meio assim, tasca um ovo frito em cima que salva. Fora sobremesa, vai com tudo.

Massa é território confuso. Pergunte se tem bacon. Se tem, vai. Se não tem, fica esperto.

Pão, depende. Se vem fatiado, não dá. Pão que é pão é aberto com a mão.

Fruta, o diminutivo já diz: frutinha. Consuma com algo que neutralize. Com um queijo da colônia e salame, dá até para comer uva branca sem semente.

Xis é aceito. Qualquer um, de preferência o X-tudo. Já hambúrguer é correto, mas deixa a porta aberta. Na dúvida, peça xis e deixe o hambúrguer para a prenda. O hambúrguer é algo que quer acertar, mas se deixa levar por cebola caramelizada, picles agridoces, essas coisa. Não é de raiz.

Arroz com feijão é tudo de bom. Siga e capriche na farofa. Mas cuidado com as farofa, se vêm com passas, nozes, já é de abrir o olho.

Lasanha é a comida mais perfeita do mundo. O que não impede de avacalharem. Pergunte se vai berinjela ou abobrinha em lâminas ao invés da massa. Se vai, saia do restaurante.

Salada é pra coelho. Enfeita e coisa e tal. É até de bom alvitre pra saúde comer umas folhas. Mas não exagere. Alguém estará vendo. Salada boa é salada de batata. Mas, se tiver coisas como maçã, evite.

Polenta com molho vermelho é das poucas coisas em que até Deus inveja a humanidade, coma tranquilo. Frita ou brustolada com queijo em cima vem bem também.

Verdura que honra o pago é a couve irmã da feijoada e radite com bacon, o resto nem dá bola.

Pizza é neutra. Nem é comida, é lanche. No caso, seria mais gaúcho ir de pastel.

Cachorro-quente até pode, mas por que o vivente comeria isso e não choripán? E, lembre, tudo o que precisa de ketchup não deveria nem existir.

Mandioca com carne de panela tá liberado.

Moranga caramelada pede torresmo para equilibrar.

Tudo que tem ovelha é ferrolho. Pode exagerar.

Cuca é perigo. O melhor é dar uma beliscada, como quem nem tá comendo. Por isso os alemão comem com linguiça, para modo de contrabalançar os efeitos perniciosos.

Sobremesa é três coisa: arroz-doce, ambrosia e doce de abóbora. O resto, esquece. Sagu pode, mas é mais castigo do que sobremesa.

MÁRIO CORSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário