quinta-feira, 20 de junho de 2019



20 DE JUNHO DE 2019
COMPORTAMENTO

Direito de recomeçar e se superar

AOS 60 ANOS, estudante que pretende ser advogada se formará na mesma instituição onde começou faxinando as salas de aula

Um trecho de uma aula sobre Direito de Família, escrito no quadro de uma das salas do 12º andar da Faculdade do Ministério Público (FMP), em Porto Alegre, inspirou a então auxiliar de serviços gerais Leana Chaves de Alcantara. Era abril de 2012 e ela, na época com 53 anos, vislumbrou a possibilidade de aprender mais sobre o tema e poder discuti-lo numa roda de conversa entre advogados. O desejo, que parecia tão distante há sete anos, deve se concretizar no próximo semestre: Leana, 60 anos, se formará em Direito na mesma faculdade onde começou faxinando.

Acostumada a mudar a direção da própria vida sem dar chance para o medo, a universitária chegou ao setor de limpeza da FMP depois de se perceber sem espaço no mercado de trabalho. Nos 18 anos anteriores, havia atuado com terapias alternativas e artesanato. No começo da carreira e ao longo dos 19 anos seguintes, ainda foi bancária e digitadora. Mas essas experiências já não eram suficientes para uma vaga na área administrativa. Precisando de um emprego com carteira assinada, por conta de dificuldades financeiras na família, estava decidida a recomeçar onde surgisse a primeira oportunidade. Foi uma amiga quem lhe indicou a vaga no setor de limpeza da instituição:

- Pensei: "Sempre limpei minha casa, ficando famosa na família por prezar pela limpeza, logo, não terei dificuldades em limpar salas de aula".

INCENTIVO EDUCACIONAL PARA FUNCIONÁRIOS

Não foi como imaginava. Nas primeiras semanas, as dores nos braços e o choque de realidade quase a fizeram desistir. Varrer o chão de quatro salas e tirar o pó das classes, à tarde, e ainda revisar salas e banheiros de cinco andares do prédio, no período da noite, não era fácil. Mas foi numa dessas inspeções que teve a ideia de voltar a estudar. Buscou informações sobre o curso no site da faculdade e descobriu que poderia ter incentivo educacional por ser funcionária. Contou apenas ao marido, Jorge Augusto Bandeira Lang, que se recuperava de um infarto.

Ela esperou passar o período de experiência, de três meses, e inscreveu- se no vestibular de inverno:

- Não pensei na minha idade, no pouco tempo que teria para estudar, nem no tempo que levaria para concluir o curso. Revisei testes anteriores da faculdade e tirei dúvidas assistindo a vídeos no YouTube. Não tive dificuldades com a redação sobre a importância de sorrir, porque sempre acompanhei noticiários e gosto de escrever.

--- --- ---

"Não pensei na minha idade, no pouco tempo que eu teria para estudar, nem no tempo que levaria para concluir o curso. Não tive dificuldades com a redação sobre a importância de sorrir, porque sempre acompanhei noticiários e gosto de escrever.

Recomeçar faz parte da minha vida. Não quero olhar para trás e dizer ?nem tentei?. Esse arrependimento eu não vou ter". Leana Chaves de Alcantara, 60 anos, formanda de Direito na FMP

ALINE CUSTÓDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário