sexta-feira, 28 de junho de 2019



28 DE JUNHO DE 2019
DAVID COIMBRA

A transformação de Moro

Até agora, nada do que foi revelado acerca das mensagens de Moro para o Ministério Público inocenta alguém que tenha sido condenado por ele. Não surgiu nenhuma prova adulterada, nenhum depoimento forjado, nenhuma falsidade que possa apontar: esse réu foi injustiçado. Ao contrário: volta e meia, Moro exigia provas mais contundentes do MP e da Polícia Federal.

Isso parece importante. Porque dá lisura à Lava-Jato, e a Lava-Jato é fundamental para o Brasil.

Mas tenho curiosidade a respeito de Moro, que ontem esteve em Porto Alegre. Moro é uma esfinge. O que realmente o motiva, em todo esse eletrizante episódio da história do Brasil?

Tenho certeza de que não é a política como querem fazer crer seus desafetos. Moro não é movido por ideologias. Pode se posicionar eventualmente um pouco mais à direita ou um pouco mais à esquerda, mas nunca manifestou um pensamento orgânico que indicasse dogma ou mesmo simpatia por essa ou aquela corrente.

Alguns tontos suspeitam que Moro está a serviço da CIA, que a facada em Bolsonaro foi planejada pelo próprio Bolsonaro, que a Lava-Jato foi urdida pelas Sete Irmãs do Petróleo, interessadas que estão no nosso pré-sal. Esses provavelmente também acreditam em Sasquatch, o monstro do pé grande. Então, não vamos levá-los a sério.

Moro, ao que tudo indica, construiu uma convicção de pedra de que o Estado brasileiro estava sendo usado como projeto de poder ou de enriquecimento por grupos políticos em conluio com empresários. Uma vez formada essa convicção, ele decidiu que sua missão seria desmontar o sistema viciado. Quer dizer: Moro não tinha a intenção de fazer um trabalho tecnicamente perfeito no julgamento; tinha a intenção de usar a técnica perfeita de julgamento para capturar os criminosos que identificou.

Nessa tarefa, Moro enfrentou gente muito, muito poderosa. Vários foram os condenados, de vários partidos. Foram condenados, também, réus sem partido - empresários riquíssimos, intermediários, doleiros, funcionários de carreira. E Moro se viu, de repente, alçado à condição de celebridade. Essa "promoção" (com ênfase nas aspas) se deu mais pela ação dos políticos investigados do que pela espontânea admiração da população que assistia às investigações. Foi uma estratégia, sobretudo do PT: não era o sistema que acusava os governos petistas de corrupção, era um indivíduo. Ou seja: havia um interesse pessoal envolvido. Não fosse aquele homem específico, não haveria crime nem criminosos.

Funcionou. Tanto que muitos se esquecem da corrupção e dos crimes sobejamente comprovados pela Lava-Jato para se concentrar em Moro - se ele está certo, se ele está errado, se ele é bom, se ele é mau. O personagem se tornou maior do que a história.

Moro se transformou de peça do sistema em protagonista. Era indispensável que houvesse essa mudança, para que a narrativa fosse perfeita. Porque Moro, agora, antagonizava com o outro protagonista: Lula.

O enredo, assim, fica ajustado: temos aqui a eterna luta do bem contra o mal. Quem é o bem e quem é o mal? Depende de quem acompanha a história. Uns inflaram bonecos de Moro como o Super-Homem e de Lula como o Pixuleco, outros têm Lula como desinteressado pai dos pobres e Moro como pérfido agente da elite branca.

Eu, aqui, no meu modesto tugúrio, penso que todos estão errados, mas isso não interessa. Interessa, agora, é a evolução dos personagens. Tenho de continuar no assunto, este farto e rico assunto deste rico e farto tempo que já entrou para a História do Brasil.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário