sexta-feira, 14 de junho de 2019


14 DE JUNHO DE 2019
TELEVISÃO

Nos bastidores de um escândalo

BANDIDOS NA TV aborda o apresentador que encomendava crimes em nome da audiência
Dividida em sete capítulos, a série documental Bandidos na TV conta a história do apresentador Wallace Souza (1958-2010), que foi acusado de encomendar as mortes noticiadas em seu programa de TV, o Canal Livre, exibido no estado do Amazonas nos anos 1990 e 2000. Disponível na Netflix, o documentário dá voz a todos os atores da vida real que contribuíram para colocar em xeque a credibilidade do programa e de seu apresentador.

No primeiro capítulo, a série se dedica a mostrar a imagem que a população tinha de Souza. Ex- policial militar, ele assumiu o programa de televisão em 1996. Misturando humor tosco, reportagens sobre casos de violência e prestação de serviços à população carente, o Canal Livre se tornou fenômeno regional. O sucesso foi tamanho que a atração alçou o apresentador à política, garantindo sua eleição a deputado estadual em 1998 - ele foi reeleito duas vezes, em 2002 e em 2006.

A equipe do Canal Livre estava presente em todo tipo de acontecimento com rapidez surpreendente, e isso fez o programa se tornar líder de audiência no horário do almoço. Seus repórteres muitas vezes chegavam à cena de um crime antes mesmo que a polícia.

Nesse ponto, dois casos são destacados reiteradamente na série: um episódio em que a equipe encontrou um corpo carbonizado ainda soltando fumaça; e outro em que um homem agonizava no chão após ter sido baleado. Os dramas eram explorados ao máximo e o espectador não era poupado de imagens chocantes.

Tudo isso chamava a atenção das autoridades locais, mas as suspeitas que ligaram Wallace Souza ao crime organizado surgiram com força em 2008, a partir da prisão do ex-policial Moacir Jorge Pessoa. Conhecido como Moa, ele relatou à polícia a existência de uma organização criminosa chefiada por Wallace e afirmou que matava a mando do apresentador.

O depoimento de Moa deflagrou uma investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado. Em outubro de 2009, a Assembleia Legislativa do Amazonas cassou o mandato do deputado. Acusado de encomendar os assassinatos para alavancar a audiência, Wallace Souza ainda respondeu por associação para tráfico de drogas e chegou a ser preso. Morreu em 2010, de ataque cardíaco.

Bandidos na TV mostra os argumentos de Wallace, que sempre negou envolvimento com os crimes e se dizia vítima de perseguição política. Há momentos, porém, em que se tem a impressão de que o apresentador é um chefe mafioso, imagem oposta à que ele constrói discursando, principalmente na tribuna, para se defender. A série também aborda a prisão de um dos filhos de Wallace por participação em homicídios reportados pelo programa Canal Livre - ele também nega a prática de crimes.

Com o passar dos capítulos, o espectador vê sua própria convicção oscilar: ora acredita na inocência de Souza, ora se convence de sua participação nos crimes. Por fim, nada é respondido, e o que fica é um grande ponto de interrogação.

ALFREDO HENRIQUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário