sábado, 23 de maio de 2020


23 DE MAIO DE 2020
ARTIGOS

NÃO FALTAM ESPAÇOS PÚBLICOS NA CAPITAL

Para qualquer um que saia de casa no final de semana (ou que acompanhe a cobertura deste jornal) é perceptível a lotação de espaços públicos, como a orla do Guaíba. No entanto, não precisaria ser assim, pois agora temos espaços públicos de sobra.

O cenário de pandemia torna perceptível o exagero no espaço que destinamos para o trânsito e estacionamento de carros, agora vias ociosas. Normalmente, mais de 90% do espaço viário é ocupado por carros que correspondem a apenas um terço dos deslocamentos, sendo os outros dois para viagens em transporte coletivo, a pé ou de bicicleta.

Qualquer porto-alegrense também deve reconhecer a impossibilidade de manter o distanciamento social nas estreitas calçadas da cidade. Em um momento onde os parques estão com aglomerações, e o trânsito de veículos nas vias - espaços públicos da mesma forma - se tornou mínimo, adaptações deveriam ser pensadas de forma a refletir a nova realidade. 

Vilnius, na Lituânia, está transformando suas ruas em praças, dando espaço para que restaurantes e cafés instalem mesas para voltar a operarem de forma segura. Seattle e Oakland, nos EUA, estão fechando dezenas de quilômetros de vias para tráfego de veículos para que as pessoas possam circular mantendo o distanciamento social. Bogotá, Cidade do México, Berlim, Milão e Nova York estão expandindo suas calçadas e redes cicloviárias para permitir acesso seguro aos espaços públicos, além de serem uma alternativa à aglomeração nos transportes públicos.

Em Porto Alegre, o corredor de ônibus da Terceira Perimetral já abria para o lazer nos finais de semana, por ter demanda reduzida de veículos: agora esse conceito é aplicável para a cidade inteira. Essa crise deve ser vista como uma oportunidade para nos conscientizarmos e repensarmos o uso que estávamos fazendo dos nossos espaços públicos, que não estão em falta, mas espalhados pela cidade aguardando um redesenho mais humano.

Arquiteto, urbanista, editor do site Caos Planejado contato@caosplanejado - ANTHONY LING

Nenhum comentário:

Postar um comentário