segunda-feira, 18 de maio de 2020


18 DE MAIO DE 2020
CHAMOU ATENÇÃO

Não é só no Brasil: alemães protestam contra restrições

Milhares de pessoas, principalmente da extrema direita e da esquerda radical, manifestaram-se no sábado, na Alemanha, contra as restrições impostas pela pandemia de coronavírus. O movimento, que prega inclusive a abolição das máscaras, preocupa as autoridades.

Em Stuttgart, a prefeitura autorizou as manifestações com a condição de que não reunisse mais de 5 mil pessoas. Mas o número de participantes foi maior, o que levou a polícia a evacuar parte dos manifestantes para as ruas próximas.

Em Munique, ocorreu algo semelhante. Mil manifestantes - o máximo autorizado - se reuniram no parque onde normalmente é realizado o Festival da Cerveja. Inúmeras pessoas se concentraram nos arredores, sem respeitar as distâncias de segurança. Segundo a polícia, foi preciso intervir "contra aqueles que se recusavam a sair". Participantes foram flagrados sem máscara.

No total, foram realizados protestos em mais de uma dúzia de cidades, como Berlim, Bremen, Nuremberg e Leipzig. - Estamos aqui porque nos preocupamos com as liberdades políticas - afirmou Sabine, 50 anos, em Dortmund.

Em Frankfurt, cerca de 1,5 mil manifestantes se reuniram, enquanto um número semelhante de contramanifestantes também saiu às ruas aos gritos de "fora, nazistas!".

Os militantes pró-liberação reivindicam o "direito de se contagiar". Na semana passada, a violência marcou algumas manifestações. Na sexta-feira, manifestantes depositaram em frente à sede local do partido da chanceler Angela Merkel uma réplica de uma lápide com rosas vermelhas, velas e a mensagem: "Liberdade de imprensa, liberdade de opinião, movimento e reunião - DEMOCRACIA 1990-2020".

Nenhum comentário:

Postar um comentário