sábado, 16 de maio de 2020


16 DE MAIO DE 2020
ARTIGOS

CEM ANOS DE VIDA

Neste domingo é dia de celebrar um aniversariante muito importante para o nosso Estado. São cem anos completados com muita vitalidade, saúde e carisma. Durante esse século, construiu uma sólida tradição, reconhecida por todos os que o escolhem para o seu convívio e mensurada pelos resultados que conquistou.

A tradição traz segurança, robustez e capacidade de superar desafios, mas deve vir sempre acompanhada pela inovação, outra característica importante desses cem anos de vida. Nunca o mundo cresceu e se transformou tanto como nestas últimas décadas. Frente a isso, nosso aniversariante sempre foi ágil, ressignificando-se constantemente para superar os desafios que surgem. Os métodos foram reinventados e os ambientes atualizados, mas a forma de cuidar daqueles que o escolhem sempre se manteve.

O aniversariante ao qual me refiro é o Colégio Marista Champagnat, fundado no dia 17 de maio de 1920, em Porto Alegre, em um espaço que décadas depois também seria dividido com o vasto campus da PUCRS. A escola, que nasceu pouco depois de a gripe espanhola atingir o Brasil e boa parte do mundo, celebra seus cem anos frente a uma nova pandemia. Como foi há um século, a educação será essencial para passarmos por esta crise juntos, como comunidade, e o Marista Champagnat seguirá à disposição da sociedade gaúcha, que desde o princípio o acolhe tão bem.

Hoje celebramos a distância, mas em sintonia com os 1,3 mil estudantes, que são a razão de existência do colégio, com as famílias que confiam na instituição e com os mais de 160 educadores que diariamente dão continuidade à missão marista. Tenho certeza de que logo todos estarão reunidos novamente nas salas de aula, laboratórios e quadras da escola. Até lá, comemoramos os cem anos do Marista Champagnat com gratidão pelo passado, valorização aos esforços do presente e com um olhar de esperança para o futuro.

Superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista superintendencia@maristas.org.br
ROGÉRIO ANELE

Nenhum comentário:

Postar um comentário