terça-feira, 19 de maio de 2020


19 DE MAIO DE 2020
ARTIGOS

Porto Alegre da resiliência e da solidariedade


Há que se reconhecer os resultados do sul do país no enfrentamento da covid-19. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná possuem números próximos até agora, com baixa contaminação e letalidade. Porto Alegre, até aqui, se destaca no contexto. Essa realidade deve ser atribuída à sociedade e sua capacidade resiliente. Os agentes desse processo se conjugam no plural: os verdadeiros protagonistas somos nós todos, unidos, compreendendo o momento e a gravidade dessa doença. Qualquer estratégia de combate à pandemia passa pela atitude de cada um e pela ação coletiva de todos.

Digo sempre que Porto Alegre é dos porto-alegrenses. E foi de novo o que vimos: cada um fazendo sua parte, com empatia e conscientização, demonstrando a preocupação consigo e com o outro, tendo a clareza de que cada vida é importante. Ao nos protegermos, protegeremos a todos. Surgiram muitas iniciativas sem a necessidade de fatores externos de imposição. São os cidadãos, com auxílio do poder público, que fazem a diferença.

Mas nós, gaúchos, sabemos que ainda falta muito para vencer o jogo. Os meses de junho e julho trarão um inverno rigoroso, com aumento das dificuldades sanitárias, em razão da sazonalidade das influenzas. Nunca se pode comemorar em meio a uma partida. É por isso que cresce a importância de todos nessa luta. É a conscientização comunitária que vai construir uma travessia com altivez. E claro que, para isso, é importante a atuação dos governos de maneira aberta e democrática.

E o que virá no período pós- pandemia exigirá também solidariedade - outro atributo dos porto-alegrenses. Serão inúmeras as dificuldades sanitárias, econômicas e sociais. Restarão traumas perceptíveis externamente ou que se avolumam silenciosamente na psique de cada um. Essa será uma etapa decisiva do jogo, frente a um adversário invisível, em que todos precisaremos estar do mesmo lado da peleja. O novo normal exigirá, de todos nós, uma nova humanidade - de mais compreensão, generosidade e colaboração.

GUSTAVO PAIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário