segunda-feira, 25 de maio de 2020


25 DE MAIO DE 2020
ARTIGOS

UM VÍRUS, DUAS LIÇÕES

O físico britânico Stephen Hawking afirmou em 2016, de forma profética, que a humanidade corria o risco de enfrentar perigos criados por ela mesma, como guerras nucleares, aquecimento global e disseminação de vírus. Pois essa suposição agora se confirma, o Sars-CoV-2, vírus que causa diversas doenças, especialmente no trato respiratório, é o responsável pela pandemia da covid-19. Protagonista deste verdadeiro drama planetário, o vírus atingiu muito rapidamente 188 países, contaminou mais de 5 milhões de pessoas, matando cerca de 330 mil delas. Se você, como ensinou Johann von Goethe, não perdeu a capacidade de raciocinar, não tenha medo de mudar de opinião, dispa-se de qualquer dogma político-partidário e reconheça que, embora de forma trágica, o novo coronavírus foi competente em escancarar algumas situações, dentre as quais, duas se destacam.

A primeira lição é o reconhecimento do valor do SUS, que alicerçado nos princípios de universalidade, integralidade e equidade, evidencia a questão da saúde como um direito de cidadania. Infelizmente, estamos pagando com vidas a imprevidência do descaso a um dos sistemas de atenção à saúde mais bem arquitetados do mundo. Impressiona a fala de um ex-ministro da Saúde sugerindo oração, paciência, fé e pedindo força ao SUS, pois é o mesmo cidadão que em 2016 votou a favor da proposta de emenda constitucional do teto dos gastos públicos, a PEC 241, que retirou do setor quase R$ 23 bilhões.

A segunda lição é o verdadeiro crime representado pela falta de investimento em pesquisas, ciência, tecnologia e inovação, que têm seu futuro ameaçado no Brasil, além das repetidas tentativas de sucateamento das universidades públicas, que respondem por mais de 90% da produção científica do país.

Por fim, o vírus descortinou também a leviandade da alocação de recursos para construção de estádios em cidades que hoje choram milhares de mortes por falta leitos, insumos hospitalares e profissionais bem equipados.

Mestre e doutor em epidemiologia Professor de epidemiologia da UFRGS | petry.paulo@gmail.com - PAULO C. PETRY

Nenhum comentário:

Postar um comentário