sábado, 23 de maio de 2020



23 DE MAIO DE 2020
CARTA DA EDITORA

Conversar com números

Há duas semanas, falei neste espaço sobre a importância de o jornalismo focar cada vez mais em soluções e citei como exemplo a reportagem que tínhamos feito naquela edição sobre os caminhos para a retomada das atividades econômicas no Estado, sem que isso comprometesse a saúde da população. Hoje quero destacar uma outra face da nossa profissão que, em meio a uma pandemia, ganha relevância ainda maior: o jornalismo de dados. No passado, lidar com números era tarefa de repórter especializado em economia e finanças. Essa realidade mudou faz tempo nas redações. Atualmente, são muitos os profissionais da RBS que sabem "conversar com os números", como costumamos dizer na Redação Integrada.

Veja que interessante o que diz o repórter Marcelo Gonzatto, há 23 anos em ZH e que desde o início da cobertura do coronavírus está mergulhado em dados relacionados a UTIs, leitos hospitalares, óbitos e infectados:

- Dados são ainda mais relevantes em períodos como uma pandemia, em que a doença se confunde com posicionamentos políticos e ideológicos. Os números ajudam a encontrar bases mais sólidas para analisar o que está ocorrendo e planejar o futuro, reduzindo o alcance de "achismos" e interesses particulares.

Em duas recentes reportagens, Gonzatto mostrou que casos de covid-19 avançam três vezes mais rápido no Interior do que em Porto Alegre e que europeus também flexibilizaram o distanciamento social, porém realizaram mais testes e tiveram quedas maiores de casos da doença do que o RS. O repórter só chegou a essas conclusões após estudar os números que estavam disponíveis e compará-los.

O repórter Marcel Hartmann, há três em ZH e outro especialista em destrinchar planilhas, salienta que dados não são só números, mas registros públicos de realidades:

- Ainda que o jornalismo de dados dependa do nível de transparência de um governo, uma vez que eles são compilados e informados por órgãos oficiais, o repórter, quando tem os números em mãos, consegue levá-los para especialistas de fora do governo avaliarem e confrontarem, em muitas vezes, as declarações do governo.

A editoria de Imagem de ZH e GaúchaZH, responsável por deixar essa numeralha fácil de visualizar e compreender, também preparou um painel onde é possível acompanhar informações sobre a situação do coronavírus no RS. Produzido por Bruna Lora, Felipe Nunes Ribeiro e Rodrigo Zembrzuski e sob a coordenação da editora Milena Schoeller, o painel permite que o assinante consulte os mais variados dados do Estado. Acesse por esse endereço e confira: gauchazh.clicrbs.com.br/especiais/painel-coronavirus/index.html.

Ao transformar números em reportagens, ajudamos o nosso leitor a entender melhor o momento em que estamos vivendo e a projetar o que vem pela frente.

DIONE KUHN

Nenhum comentário:

Postar um comentário