sexta-feira, 29 de maio de 2020


29 DE MAIO DE 2020
INFORME ESPECIAL

Desafios da gestão pública


Definir o limite entre superfaturamento e inflação acelerada é um dos grandes desafios de gestores públicos e de órgãos de fiscalização em tempos de pandemia. A observação foi feita pelo advogado e ex-ministro da AGU Fábio Medina Osório, durante uma conferência online promovida ontem pelo MP gaúcho.

O procurador-geral de Justiça do RS, Fabiano Dallazen, afirmou que a capacidade de fiscalizar "foi aprimorada" nos últimos anos, no Brasil. Tanto que já começam a espocar denúncias de desvios de recursos públicos no combate à covid-19, por exemplo, no Rio de Janeiro. Durante a semana, o prefeito de Rio Pardo foi preso, acusado de desviar recursos da saúde.

- Nós temos formas de controlar - garantiu Dallazen.

Mesmo assim, separar realidade de mercado da má-fé e da omissão será, no futuro próximo, um dos maiores focos de polêmica na relação da sociedade com governos de todo os níveis, pressionados agora pela busca de soluções emergenciais. Capacidade técnica, aconselhamento jurídico competente, controle interno e gestão responsável do orçamento são caminhos recomendados para evitar problemas futuros.

Do bem

Nesta semana, a prefeitura de Uruguaiana, em parceria com o Exército, começou a verificar a temperatura corporal dos caminhoneiros que entram na cidade pela ponte que liga Brasil e Argentina. Cerca de mil veículos ingressam semanalmente no município pelo país vizinho.

Apenados do Presídio de Arroio do Meio estão fabricando casinhas para cães em abrigos no Vale do Taquari. A iniciativa é da psicóloga Candice Tieze, que contatou a direção da cadeia e fez a parceria. O projeto precisa de doações de madeira, telhas de fibrocimento, parafusos e pregos. Para ajudar: (51) 3716-1551 ou entrega de materiais na Associação dos Protetores de Animais de Arroio do Meio.

Desde o início da pandemia, a distribuidora Fröhlich, de Ivoti, doou aproximadamente sete toneladas de alimentos e produtos de limpeza a hospitais, entidades de assistência e famílias em situação de vulnerabilidade social no RS.

A primeira assembleia geral remota do projeto social WimBelemDon teve número recorde de participantes. Marcaram presença 23 associados (de um total de 36). Por videoconferência, discutiram como aumentar a captação de recursos da ONG que dá aulas de tênis a crianças da Zona Sul da Capital.


Malotes e uniformes usados dos Correios estão sendo doados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para a produção de equipamentos de proteção contra o coronavírus. Mais de 4 mil itens serão entregues a entidades que fabricam máscaras, toucas, mochilas e sacos de dormir.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário