sábado, 30 de maio de 2020



30 DE MAIO DE 2020
+ ECONOMIA

Cultura home office | "A história vai julgar os líderes"

Presidente do conselho de administração da Évora, William Ling foi um dos fundadores do Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Em 19 de março, perdeu o pai, Sheun Ming Ling, pioneiro no plantio de soja no Estado. Na mesma data, entrou em isolamento e concluiu que há, sim, uma certeza nesta crise:

- Continuaremos a ser humanos, desejosos de proximidade física.

Isolamento

"Não foi difícil. Começou no mesmo dia da morte do meu pai. Sou muito caseiro, e essa coincidência ajudou no recolhimento. Saí poucas vezes para encontros presenciais. A primeira coisa que fiz foi pensar como poderia ajudar. Apoiamos hospitais e pessoas vulneráveis."

Rotina

"A Évora estava muito bem posicionada e não enfrenta grandes problemas. Nossa maior empresa, a Fitesa, produz não tecidos, usados na confecção de máscaras e material hospitalar. Tivemos demanda ainda maior, e o desafio tem sido organizar a produção para atender aos pedidos e avaliar investimentos."

Leituras e vídeos

"Não sou muito fã de séries e vídeos. A novidade são os inúmeros webinars. Mas continuo me informando primordialmente por meio de veículos da grande mídia nacional e internacional e de jornalistas que considero independentes. Também estou lendo livros sobre história e geopolítica."

Lazer e atividade física

"Sinto falta das aulas de dança (fazia dança de salão), viagens, ir ao estádio. Sou colorado, com direito a camarote no Beira-Rio. Mas organizei melhor as aulas de italiano, que agora faço por vídeo duas vezes por semana. Tenho passaporte italiano. Io sono sposato (?sou casado?) com uma descendente de italianos, e o mínimo que posso fazer é tentar falar a língua. Tenho esteira e faço exercício diariamente."

Aprendizado

"Apesar de participar de muitas reuniões em vídeo, não acho que o novo normal será dominado por esses instrumentos. Uma das poucas coisas que posso afirmar sobre o pós-pandemia é que continuaremos a ser humanos, desejosos de proximidade física. As pessoas não vão a estádios e a shows para ver futebol e ouvir música. Vão para partilhar uma experiência humana."

Reflexões

"Uma das coisas que mais me fizeram pensar foi a importância da liderança em tempos de crise. Como empresário, acho desafiador ter de decidir sobre negócios com um nível limitado, mas suficiente, de informações. Alguns líderes, neste momento, têm de tomar decisões que impactam milhões de vidas, no contexto desconhecido da covid-19. Fico pensando em como deve ser esse processo, como deve ser difícil, inclusive enfrentando fortes pressões. Procuro não julgar. A história vai julgar como os líderes se comportaram nesta crise."

MARTA SFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário