segunda-feira, 14 de dezembro de 2015


14 de dezembro de 2015 | N° 18385
EDITORIAIS

ALÉM DAS MANIFESTAÇÕES


Na comparação com outras manifestações populares por mudanças políticas na história do país, o movimento pró-impeachment, que mobilizou pessoas em pelo menos 10 capitais brasileiras ontem, foi numericamente pouco significativo. Mas é inquestionável que representou milhões de brasileiros descontentes com a estagnação econômica, com a crise política e com a corrupção. 

A verdade é que muitos desses cidadãos têm dúvidas sobre a legitimidade da solução que está sendo proposta pela oposição e outros tantos deixam claro que querem também a saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, mas a maioria absoluta apoia a Operação Lava-Jato e o combate às falcatruas na administração pública. 

Ou seja: os brasileiros querem mudanças urgentes na política, exigem governos e parlamentos íntegros e responsáveis, e estão solidários com as instituições públicas que funcionam bem, notadamente o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal.

Neste contexto, o desejável é que o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal também deem respostas adequadas e constitucionais às demandas que lhes competem, especialmente aos dois processos mais impactantes em andamento: o impeachment presidencial e a cassação do mandato do presidente da Câmara. Com ou sem a pressão das ruas, o país precisa ser liberado das amarras econômicas e das manobras políticas que entravam o seu desenvolvimento e interferem na vida de milhões de brasileiros.

Mais do que isso: o Brasil demonstrou ontem, como vem demonstrando em outros momentos e situações críticas, que quer resolver os seus impasses com democracia, civilidade e coerência.