quarta-feira, 30 de dezembro de 2015


30 de dezembro de 2015 | N° 18400
AUMENTO DO SALÁRIO

Nacional demite e torra estoque


SEM AVISAR CLIENTES, rede estrangeira Walmart encerra atividades em cinco supermercados da Capital

Grávida de oito meses, Bárbara Severo de Araújo, 21 anos, funcionária do supermercado Nacional da Rua Miguel Tostes, bairro Rio Branco, na Capital, foi surpreendida na manhã da última segunda- feira com a notícia de que a loja em que ela trabalha iria fechar em 48 horas. Mãe de dois filhos, ela foi duplamente afetada pelo anúncio, já que o seu marido, Leonel Loiola Baldes, também é empregado no mesmo lugar e será desligado a partir das 17h desta quarta-feira. De forma discreta, os gerentes repassaram a Bárbara, Leonel e aos demais colaboradores a decisão da rede Walmart logo no começo do expediente, às 7h. Para os clientes, nenhuma informação.

Em uma reunião “de piso”, eles deram aos subordinados duas opções: irem embora com os direitos trabalhistas de uma demissão ou serem realocados em outros supermercados. Conforme apurou Zero Hora em visita a 13 unidades da bandeira Nacional em Porto Alegre, estão encerradas as atividades das lojas das ruas Miguel Tostes (Rio Branco) e Francisco Trein (Cristo Redentor) e das avenidas Plínio Brasil Milano (Higienópolis), Venâncio Aires (Bom Fim) e Protásio Alves (Rio Branco). Em Santa Maria, também está confirmado o fechamento de uma loja. Cerca de 800 pessoas, entre estoquistas, caixas, empacotadores e gerentes, terão de procurar outras opções.

– Sou um cara guerreiro e batalhador. Saio tranquilo, apesar de ter sido pego de surpresa. Fui a primeira pessoa a ficar sabendo aqui na Miguel Tostes, quando o gerente me chamou e disse o que estava acontecendo. Quis ir embora – relata Leonel Baldes.

– Achei uma sacanagem fazer isso na véspera do Ano-Novo – complementa Bárbara, a quem foi oferecida realocação.

O fim das operações é parte de uma estratégia do grupo de reduzir sua presença no Brasil. Estima-se que pelo menos 30 das 66 lojas da rede Nacional no Estado e em Santa Catarina sejam fechadas, embora previsões mais pessimistas de fontes dos recursos humanos da rede Walmart digam que o número poderá ser maior.

Em nenhum dos cinco mercados que deixam de operar na Capital, há placas ou avisos comunicando os clientes sobre a decisão. Nas gôndolas, produtos com descontos de até 50% eram torrados em liquidação de última hora. Entre os funcionários que decidiram ficar, paira um clima de preocupação para os próximos meses.

– Os comentários internos são de que vai encerrar tudo em 2016. Não sabemos o que pensar – disse uma caixa na loja do Cristo Redentor.

QUATRO BANDEIRAS NÃO DEVEM SOFRER ALTERAÇÕES

A princípio, as outras quatro bandeiras da Walmart no Estado (Big, Maxxi Atacado, TodoDia e Sam’s Club) não sofrerão alteração. Em Porto Alegre, o enxugamento começou no setor administrativo da empresa na semana passada, quando dezenas de funcionários e executivos foram demitidos – a multinacional não divulga o número de desligamentos.

Em nota à imprensa, a rede Walmart informou que tomou a decisão “por conta do atual ambiente econômico do Brasil”. Apesar do elevado número de demissões, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, entende que não haverá dificuldades para realocação:

– Há forte rotatividade no segmento, que agora está focado em buscar qualificação.

mauricio.tonetto@zerohora.com.br

ENXUGAMENTO NA REDE

OS MERCADOS QUE FECHAM EM PORTO ALEGRE NO DIA 30
- Rua Miguel Tostes, 176 – Rio Branco
- Rua Francisco Trein, 687 – Cristo Redentor
- Avenida Plínio Brasil Milano, 1609 – Higienópolis
- Avenida Venâncio Aires, 1211 – Bom Fim
-Avenida Protásio Alves, 940 – Rio Branco
O GRUPO NO BRASIL
- São 560 unidades e 81,5 mil funcionários em 18 Estados e no Distrito Federal.
-São nove bandeiras, entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e Big), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia).
- Atualmente, o RS conta com 100 lojas de cinco bandeiras: Nacional, Big, TodoDia, Maxxi Atacado e Sam’s Club.