sábado, 19 de dezembro de 2015


19 de dezembro de 2015 | N° 18390 

DAVID COIMBRA

As penas amassadas do ganso

Tempos atrás, fiz uma descoberta inquietante: a peteca de badminton é montada com as penas da asa esquerda do ganso.

Apenas as da asa esquerda; as da direita, não.

Isso porque o ganso tem o hábito de dormir em cima da asa direita. Assim, as penas dessa asa ficam meio amassadas e tornam-se inapropriadas para uma boa peteca de badminton.

Considero essa informação fascinante. Em primeiro lugar, por ser intrigante o fato de os gansos, todos os gansos do mundo, que, suponho, sejam centenas de milhares, todos eles dormirem sempre, todas as noites, sem exceção, sobre a asa direita. Por que será? Preciso ver, um dia, um ganso dormindo assim, de ladinho.

Outro aspecto que me deixa curioso nessa questão é a respeito dos gansos dos quais são retiradas as penas para que sejam montadas as petecas de badminton. Será que eles andam por aí, pelo campo, com uma asa pelada e a outra coberta? Era outra coisa que gostaria de ver.

Finalmente, e é por este motivo que ora escrevo, finalmente, o que de fato me inquieta é isso de que as penas do lado em que o ganso dorme ficam arruinadas para a peteca. É perturbador. Porque significa que faz diferença você dormir para lá ou para cá. Quer dizer: se faz diferença para o ganso, por que não faria para você?

Pois bem. Ocorre que, outro dia, encontrei algo interessante na internet – a internet é repleta de informações interessantes. Por exemplo: você sabia que existe um peixe que dorme durante cinco anos sem comer nada? Que a bioengenharia chinesa está recriando dentes a partir de células extraídas da urina humana? Que camarão recheado com gelatina para dar volume é o novo escândalo alimentar? Que mulheres com nádegas grandes são mais inteligentes e saudáveis do que as com nádegas pequenas?

Pois é.

Mas, desta feita, o que vi na internet foi a confirmação de meus temores: a posição durante o sono pode afetar gravemente a sua saúde. E mais: revela traços importantes da sua personalidade. Não vou descrever o que acontece com quem dorme em cada uma das seis posições listadas no texto. Digo, tão somente, que cada uma tem seu perigo.

O que se deu, depois que li isso?

No escuro do quarto, na hora de dormir, pus-me a pensar. Deitado de lado, fiquei me sentindo um ganso com as penas amassadas, inúteis para petecas. De bruços, lembrava que daquela maneira podia até sufocar, segundo o texto da internet. E, terrível, altura do travesseiro pode prejudicar a coluna. Assim por diante. 

Perdi a naturalidade e, com ela, o sono. Então, ali, no leito desarrumado, cheguei à mesma conclusão de Shakespeare: quanto mais consciente me torno, mais medo sinto. Ou seja: a ignorância é uma bênção. É o que ensina o Gênesis com a história de Adão e Eva. É o que ensina a mitologia grega com a história do roubo do fogo por Prometeu.

Quando você sabe, você sofre. Eu sei que ainda estamos longe da paz, eu sei que temos muitos problemas e que eles não se resolverão em pouco tempo, eu sei que não adiantará trocar o governo, eu sei que o Brasil vai penar até nossa democracia amadurecer. Eu sei que as coisas podem dar errado até durante o sono. Maldição. É isso. Saber é uma maldição.