sábado, 23 de janeiro de 2016


23 de janeiro de 2016 | N° 18423
EDITORIAIS

O CUSTO DA INCERTEZA


A manutenção da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom), enquanto o mercado apostava em elevação, deixou o Banco Central vulnerável diante das desconfianças de que se tornou vítima de ingerências políticas nesse tipo de decisão. 

Uma das consequências imediatas foi a elevação das taxas de retorno dos títulos da dívida do governo, que servem como referência para a inflação projetada pelo mercado. Simultaneamente, o acumulado em 12 meses do IPCA-15 acelerou em janeiro, atingindo 10,74%. Fica evidente, assim, que esse custo será arcado principalmente pelo consumidor com menos alternativas para proteger seu dinheiro dos efeitos corrosivos da inflação elevada, o que é inaceitável.

Não é justo que, mais uma vez, os brasileiros de menor renda venham a arcar com o custo da falta de habilidade de quem não se mostrou capaz de manter a economia estável e em crescimento. Só na semana que chega ao fim, houve uma reação inicial do dólar e o Ministério do Trabalho anunciou a perda de 1,5 milhão de empregos com carteira assinada em 2015. Por isso, os equívocos precisam ser corrigidos, e logo, para impedir que esses prejuízos tenham continuidade.

Entre as alternativas para enfrentar a crise, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, avalia medidas para ampliação do crédito, incluindo o uso de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ainda assim, dificilmente haverá uma reativação do consumo e dos investimentos enquanto persistirem tantas indefinições sobre o futuro da economia.