quinta-feira, 28 de janeiro de 2016



28 de janeiro de 2016 | N° 18428 
DAVID COIMBRA

Nunca houve tanta igualdade no mundo

Alguns ex-guerrilheiros brasileiros escreveram ótimos livros, quando voltaram do exílio. Vou citar dois dos melhores, dentre tantos que li: Os Carbonários, de Alfredo Sirkis, e O Que é Isso, Companheiro?, de Fernando Gabeira.

São tão bem escritos, tão interessantes, que tenho vontade de reler.

Em um desses dois, não lembro em qual, o autor contou que, num “aparelho”, como eram chamados os apartamentos ou casas em que se escondiam os guerrilheiros, uma “companheira” foi severamente censurada por ter fritado ovos na manteiga. Tratava-se, segundo os que a repreenderam, de um óbvio desperdício burguês, totalmente incompatível com os propósitos da Revolução. Óleo era proletário; manteiga, burguesa.

Naquele tempo, manteiga era mesmo artigo de luxo. Lá em casa, às vezes a gente comia pão com banha e sal, a fim de substituí-la. Você haverá de gemer um “argh” de repulsa ao pensar em pão com banha e sal, mas sabe que era bom? Experimente. Se bem que, hoje, ninguém mais usa banha para cozinhar. Uma lástima, não há feijão melhor do que o preparado com banha. E batata frita, então! Lá no Rio tem um bar que serve batata frita na banha, e é uma delícia. É o Manoel & Juaquim. Experimente.

Aliás, a batata frita era igualmente proibitiva, nos anos 1970, porque gastava muito azeite. Era um evento, quando a mãe fazia batata frita. Outra coisa: camarão, bacalhau, peixes em geral. Para mim, essas criaturas do mar eram opulências de barões. Comida ostentação.

Jantar fora. Isso era algo que nunca fazíamos. Conta o Ivan Pinheiro Machado que o Millôr sempre dizia, diante de uma conta pesada:

– Não é um jantar que vai me quebrar. Pois a nós quebrava.

Imagina viajar de avião. O Lula vive dizendo que, no seu governo, o pobre começou a andar de avião. Na verdade, esse processo começou um pouco antes, nos anos 1990, quando as pessoas “normais”, por assim dizer, passaram a viajar. Foi fruto do Plano Real, que emparelhou nosso dinheiro com o dólar, e do barateamento mundial das passagens aéreas. Até os anos 1980, aeroporto era lugar de gente fina. 

As pessoas se arrumavam para ir ao Salgado Filho. As mulheres subiam naqueles saltos e passeavam empinadas pelo saguão luminoso. Tratava-se de algo requintado, até um pouco sensual. Quando um casal ia passar as férias no Rio, a coluna social do jornal noticiava. A gente ficava pensando: “Eles foram ao Rio...”.

Estou falando de pessoas da classe média, de trabalhadores, não de miseráveis: minha mãe era professora de escola pública, meu avô era sapateiro. Hoje, pessoas nas mesmas condições têm mais acesso a quase todos os bens, de eletrodomésticos a serviços. Isso em todo o mundo. Ser pobre, na segunda década do século 21, é mais fácil do que era há 40 anos.

Por quê?

Porque o capitalismo se modernizou. Tornou-se mais ágil, mais flexível. O capitalismo é inclusivo. Pesquisas apontam que aumentou a desigualdade. São falácias. Aumentou a diferença entre os mais ricos e os mais pobres, isso sim. Só que nunca houve tão poucos miseráveis no mundo. Nunca pessoas de baixa renda puderam adquirir tanto como agora. Nunca houve tanta igualdade no planeta. Graças ao capital. O capital está fazendo a sua parte. O Estado, nem sempre. O pobre sofre quando o Estado tira os impostos devidos do capital e não faz a sua parte. Caso do Brasil.

O Brasil é um exemplo clássico de tentativa de produção de igualdade desequilibrada. Quando o Estado produz igualdade? Quando presta, a todos, serviços de alta qualidade. Saneamento básico a todos garante saúde a todos; escolas primárias e secundárias de ótima qualidade dispensam cotas e ingresso facilitado em universidades; segurança pública evita o uso do automóvel, valoriza o transporte público, dispensa o shopping, favorece o pequeno comércio, entrega a cidade ao cidadão.

Comprar “coisas”, hoje, é mais fácil do que jamais foi. Mas não é só de coisas que se pode comprar que um homem precisa para viver bem.