segunda-feira, 17 de dezembro de 2018


17 DE DEZEMBRO DE 2018
+ ECONOMIA

COMPENSAÇÕES MILIONÁRIAS

Com investimento estimado em R$ 2,5 bilhões e previsão de até 19 torres, o Golden Lake, megaprojeto imobiliário da Multiplan, vai exigir da empresa carioca vários tipos de compensação, especialmente no entorno do BarraShoppingSul, em Porto Alegre. Os leitores pediram, e a coluna foi checar: as obras previstas no acordo com a prefeitura para liberação do complexo vão desde urbanização da orla até reforço na segurança pública.

Com a prefeitura de Porto Alegre, a empresa assumiu dois tipos de compromisso, porque parte da área a ser ocupada era originalmente pública. Isso significa que, além das contrapartidas habituais de projetos que alteram fluxos e mobilidade na Capital, será preciso entregar outra lista de melhorias urbanas.

Só nesse capítulo, estão previstas intervenções de cerca de R$ 84 milhões. Definido em 2016, essa cifra ainda pode ser atualizada. É o que corresponderia a 20% do valor do terreno que será ocupado pelo empreendimento e foi "vendido" pelo município - legalmente, trata-se de conversão de área pública. Os recursos serão usados para urbanização da orla (70% do total) e obras sociais (30%).

Outro conjunto de obrigações é o de contrapartidas para suavizar o impacto urbano do megaempreendimento. Inclui desde a duplicação de vias públicas até a reforma de escolas municipais. Conforme Germano Bremm, adjunto no exercício da Procuradoria-Geral Municipal, todas as obras devem estar prontas para que seja entregue a carta de habitação à Multiplan.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário