sexta-feira, 21 de dezembro de 2018


Lançamentos 

Oricalco - O reino perdido de Atlântida (Chiado Books, 406 páginas), romance do farmacêutico e escritor caxiense Bruno Atti, autor dos livros O legado do führer, Praia da rocha e Fixação, apresenta a narrativa sobre uma equipe de cientistas que está prestes a divulgar provas sobre a existência da civilização atlante, mas um misterioso acidente ocorre. Uma nova equipe irá enfrentar perigos. Autores Gaúchos 2018 (Edições Caravela, 168 páginas), obra organizada e editada pelo poeta e escritor Antonio Soares, apresenta contos, crônicas e poemas dele e de Felipe Daiello, Joaquim Moncks, José Nedel, Santa Inèze da Rocha, José Eduardo Degrazia e Nilva Ferraro, entre outros. 

O espírito do volume é valorizar o autor luso-brasileiro do RS. Herval e a Revolução Farroupilha (Martins Livreiro-Editora, 48 páginas), do escritor, poeta e professor Getúlio Dorneles Fernandes da Silva, nascido em Butiá, tem prefácio do escritor Alcy Cheuiche, que escreve: "A leitura deste livro é elucidativa também para entendermos a razão de cidades como Herval e Piratini, tão importantes no decênio farroupilha, terem ficado tanto tempo no ostracismo. 

A propósito... 

Depois os dois sentaram-se à mesa. O irmão mais velho elogiou a cerveja, a linguiça, a salsicha bock, o chucrute, a salada de batata e o joelho de porco ensopado. Falou que tinha andado pelo mundo, mas a comida preferida e inesquecível ainda era a que comiam ali, a comida da mãe. 

O visitante devorou o sagu com creme de leite. Muitas garrafas de cerveja depois, sentaram-se na sala. Num momento, em silêncio, ficaram com os olhos marejados. Não sentiram necessidade de falar, simplesmente aproveitaram um contentamento inédito, um silêncio cômodo, eloquente. 

Ouviram os sinos da missa do Galo, levantaram-se e foram cada um para seu quarto, feito dois meninos. Na manhã seguinte o visitante disse que precisava ir, deu um longo abraço e um beijo no rosto do irmão e entrou no carro. Não combinaram novo encontro, mas um sol diferente brilhou na manhã de Natal.  - 

Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/livros/2018/12/661736-virginia-woolf-e-a-imaginacao-profunda.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário